Você está lendo
‘Precisamos de mais representatividade’, diz Shirley Manson, cantora do Garbage

‘Precisamos de mais representatividade’, diz Shirley Manson, cantora do Garbage

O grupo faz turnê por três capitais brasileiras ao lado do L7

Avatar de Sérgio Martins
Garbage

Shirley Manson é –literalmente– dura na queda. A vocalista do Garbage, que se apresenta no final de março no país (veja locais e preços abaixo) ao lado do quarteto americano L7, é uma prova viva de como enfrentar os problemas que chegam com a maturidade. Em agosto do ano passado, por exemplo, foi obrigada a encerrar a turnê de sua banda para tratar da saúde. “Estava toda ferrada, meu marido teve de carregar pelo aeroporto de Londres e Los Angeles numa cadeira de rodas”, declarou em suas redes sociais. E os problemas continuaram.

“Eu também estava sofrendo de laringite e tinha uma herpes enorme no meu lábio. Resumindo, eu estava surtando porque achei que também tinha danificado as minhas cordas vocais”, enumera a vocalista. “Mas fiz um exame e constatei que está tudo normal”, comemora.

VEJA TAMBÉM
priscilla1

Problemas resolvidos, é hora então de trabalhar. No final de 2024 o Garbage lançou “Copy/Paste Vol. 1”que traz versões do grupo para sucessos de David Bowie, U2, Patti Smith e Siouxsie Sioux. “São artistas fortes e que influenciaram muito a minha formação”, diz Shirley, em entrevista para a Billboard Brasil. “É muito difícil termos essa representatividade.” O mês de maio, por seu turno, marca o lançamento de um novo disco do Garbage. “Let All that We Imagine Be the Light” traz canções e letras mais suaves em meio ao caos político da administração inicial do governo de Donald Trump. “Uma das funções da música é justamente ir ao encontro das necessidades pessoais do ouvinte. E creio que ele hoje busca um tipo de sonoridade mais tranquila”, diz Shirley.

O Garbage surgiu no início dos anos 1990, fazendo um híbrido entre rock e música eletrônica. Na ocasião, tinha como atrativo ser a banda de Butch Vig, produtor de Nirvana e Sonic Youth, entre outras estrelas do então rock alternativo, além dos guitarristas veteranos Duke Erikson e Steve Marker. Foram eles que descobriram a escocesa Shirley Manson, então vocalista do Angelish. “Garbage” (1995) e “Version 2.0” estão entre os grandes lançamentos dos anos 1990, tendo emplacado sucessos como “Only Happen When it Rains”, Ï Think I’m Paranoid”, “Stupid Girl” e “Push It”. Mas o fato de trazer uma mulher nos vocais suscitou comentários maldosos de que sua única função seria embelezar o visual do grupo –ou seja, três marmanjos veteranos. Uma bobagem, visto que Shirley Manson é uma daquelas frontwoman que impõem respeito na plateia.

“A gente poderia passar dias aqui falando dos preconceitos que enfrentamos, não? Mas é o seguinte: vivemos numa sociedade patriarcal, na qual os homens acabam cumprindo funções importantes não apenas na música como também no governo”, dispara. E qual o segredo de enfrentar esse machismo tão forte no mundo da música? “Eu tive a felicidade de ter um pai que nunca se importou se éramos bonitas ou não, queria que a gente fosse feliz”, confessa Shirley. “Eu mesmo me achava feia (nota do redator: “Tás brincando!”), mas tempos atrás vi umas fotos antigas e percebi que era bonita”, diz. “Mas, a qualidade do nosso trabalho fez com que eu ganhasse tanto fãs do sexo masculino quanto do feminino.”

No ano passado, um pouco antes de sucumbir aos problemas de saúde, Shirley anunciou que o Garbage estava em seus momentos finais. O fim da banda ainda não está próximo, claro, mas seus integrantes começam a sentir o peso da idade. “Olha, estamos ficando mais velhos e meus últimos anos foram tão difíceis que a aposentadoria da banda pode ser uma possibilidade. A ordem então é investir no presente, sabe?”, diz ela. Mas isso significa que Shirley irá se despedir dos palcos. “Não… Trabalho com música desde os quinze anos, não penso em outra alternativa senão trabalhar nisso”, dispara. Diante dessa possibilidade –ainda que remota– do fim, assistir ao Garbage torna-se uma alternativa praticamente obrigatória.

 

Garbage e L7 no Rio de Janeiro

Data: 21 de março de 2025 (sexta-feira)

Local: Sacadura 154 – Rua Sacadura Cabral, 154, Saúde

Abertura da casa: 19h.

Ingresso: https://fastix.com.br/events/garbage-e-l7-rio-de-janeiro

Vendas de ingressos físicos (sem taxas para pagamento em pix)

Scheherazade Cds & Lps

Rua Conde de Bonfim, 346, loja 212 – Tijuca, Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h

Classificação Etária: 18 anos. Entre 14-18 anos somente acompanhado de responsável legal (pagante)

Ingressos

Pista

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 350

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 300

Inteira: R$ 600

Pista Premium (em frente ao palco)

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Camarotes A

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Camarotes B

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Camarotes C

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Frisa

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 450

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 400

Inteira: R$ 800

Informações adicionais

Camarotes A, B e C (Piso Superior) e Frisa (Piso Superior): os assentos desses setores não serão numerados. A escolha e a ocupação dos assentos serão feitas por ordem de chegada.

Ingressos Promocionais

Os ingressos promocionais solidários podem ser adquiridos por todos os que não estiverem contemplados pela lei da meia-entrada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

A entrega do alimento deverá ser feita entrada da casa, no dia do show. Posteriormente, todos os alimentos arrecadados serão doados a instituições assistenciais.

Garbage e L7 em São Paulo

Data: 22 de março de 2025 (sábado)

Local: Terra SP – Av. Salim Antônio Curiati, 160, São Paulo – SP
Abertura da casa: 19h

Ingresso: https://www.clubedoingresso.com/evento/garbage-sp

Vendas de ingressos físicos (sem taxas para pagamento em dinheiro)

Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 13h às 18h

Classificação Etária: 18 anos. Entre 14-18 anos somente acompanhado de responsável legal (pagante)

Ingressos

Pista

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 350

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 300

Inteira: R$ 600

Pista Premium (em frente ao palco)

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Camarotes

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 650

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 600

Inteira: R$ 1.200

Informações adicionais

Camarotes: a ocupação do setor será feita por ordem de chegada. Não há lugares reservados.

Ingressos Promocionais

Os ingressos promocionais solidários podem ser adquiridos por todos os que não estiverem contemplados pela lei da meia-entrada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

A entrega do alimento deverá ser feita entrada da casa, no dia do show. Posteriormente, todos os alimentos arrecadados serão doados a instituições assistenciais.

Garbage e L7 em Curitiba

Data: 23 de março de 2025 (domingo)

Local: Ópera de Arame – R. João Gava, 920 – Abranches, Curitiba

Abertura da casa: 18h

Ingresso: https://fastix.com.br/events/garbage-curitiba

Vendas de ingressos físicos

Loja Dr. Rock – Rua Emiliano Perneta, 297 – Shopping Metropolitan – Loja 04, Curitiba-PR

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 17h. Aos sábados, das 09h às 17h

Classificação Etária: 18 anos. Entre 14-18 anos somente acompanhado de responsável legal (pagante)

Ingressos

Pista

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 350

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 300

Inteira: R$ 600

Pista Premium (em frente ao palco)

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Camarotes (Laranja)

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 650

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 600

Inteira: R$ 1.200

Camarotes (Azul)

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 650

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 600

Inteira: R$ 1.200

Área VIP Superior

Ingresso solidário (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 550

Meia entrada (desconto de 50%): R$ 500

Inteira: R$ 1.000

Informações adicionais

Camarotes (setores Azul e Laranja) e Área VIP Superior (setor Roxo): os assentos desses setores não serão numerados. A escolha e a ocupação dos assentos serão feitas por ordem de chegada.

Ingressos Promocionais

Os ingressos promocionais solidários podem ser adquiridos por todos os que não estiverem contemplados pela lei da meia-entrada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

A entrega do alimento deverá ser feita entrada da casa, no dia do show. Posteriormente, todos os alimentos arrecadados serão doados a instituições assistenciais.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.