Por que Myra Ruiz e Fabi Bang nasceram para brilhar em ‘Wicked’
Protagonistas da versão brasileira do musical dublam Elphaba e Glinda no cinema
Quando o musical “Wicked” estreou em terras brasileiras, em março de 2016, houve uma curiosidade –de público e crítica– sobre quem interpretaria as personagens principais do espetáculo. Afinal, para viver as bruxas Elphaba e Glinda são necessários atributos que vão de carisma a desenvoltura para o drama e comédia, além de vocais sobre humanos –que incluem agudos preciosos e até tom operístico.
A escolha da produção recaiu sobre a paulistana Myra Ruiz e a carioca Fabi Bang, que embora tivessem carreira no teatro musical, nunca haviam sido protagonistas, pelo menos num espetáculo de grande porte. Hoje, não dá para imaginar outras cantoras e atrizes para viver Elphaba e Glinda. Nada mais natural, portanto, que Myra e Fabi fossem escolhidas para dublar Cynthia Erivo e Ariana Grande, a Elphaba e a Glinda na versão cinematográfica de “Wicked”, em cartaz nos cinemas brasileiros desde quinta-feira, dia 21.
Myra e Fabi criaram duas bruxas “à brasileira”. Houve, claro, um respeito às canções de Stephen Schwartz e ao texto de Winnie Holzman (coube a Mariana Elizabetzky e Victor Muhletahler a missão de verter palavras e letras para o português, versão que também foi utilizada na transposição para o cinema). Mas elas criaram dois personagens com características próprias –em especial Fabi, cuja Glinda dava mais espaço para brincadeiras, principalmente com as vozes– que foram além da rígida marcação do teatro.
Uma escolha óbvia, mas que exigiu uma dose de sacrifício das atrizes e cantoras. “A gente teve de mandar uma fita com as nossas vozes para aprovação do estúdio”, diz Myra. Uma das principais dificuldades dela, por exemplo, foi na dublagem de Cynthia Erivo, que fez uma Elphaba com influências de soul (uma tarefa, claro, que ela tirou de letra). Myra e Fabi deram entrevista exclusiva para a Billboard Brasil, que pode ser conferida abaixo. E ainda deram, em primeira mão, uma ótima novidade. Elas serão novamente as protagonistas de mais uma montagem brasileira de “Wicked”, que estreia em março de 2025 no Teatro Renault. Os ingressos estão disponíveis para venda no site da Tickets for Fun.
Myra Ruiz e Fabi Bang brilharam em outros espetáculos musicais. Myra estrelou “Evita” e recentemente terminou a temporada de “Legalmente Loira”, enquanto Fabi viveu a destrambelhada Sally Bowles na mais recente encarnação do musical “Cabaret”. Mas “Wicked” permanece como o melhor assinatura do trabalho das duas profissionais.