Paralamas do Sucesso mostra hits eternos e a força da amizade de mais de 40 anos
Com 50 mil pessoas no Allianz, Paralamas celebra quatro décadas de sucesso
“Vocês foram longe demais hoje. Vamos levar essa noite para o resto de nossas vidas”, disse o baterista João Barone já no bis do show histórico dos Paralamas do Sucesso no Allianz Parque, em São Paulo, na noite do sábado (31).
Além de Barone, Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo), João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone) tinham muitas razões para estarem emocionados àquela altura: no estádio, a banda reuniu cerca de 50 mil pessoas que sabiam de cor os mais de 30 hits que acompanharam a vida de três gerações de brasileiros.
No coração de cada fã, o sentimento no Allianz era realmente seguir indo longe junto da banda mais longeva do país e celebrar essa grande festa de aniversário de 40 anos de sucesso.
A emoção do trio e do público é o ápice da celebração desta história. Entre celulares acesos em “Lanterna dos Afogados” e o coro de apoio para a voz de Herbert Vianna em todas as músicas, os convidados da festa jogaram junto do time.
A primeira canção do show e primeiro sucesso da banda, “Vital e Sua Moto” reforça o pacto de união entre amigos por um sonho em comum. No entanto, o repertório foi além da sequência da discografia.
Assinada por Batman Zavareze, a apresentação visual trouxe cores quentes, luzes e fotos da trajetória da banda para acompanhar cada música.
Como foi o show dos Paralamas do Sucesso no Allianz Parque
Herbert Vianna agradeceu a todos pela noite histórica. O show no Allianz Parque foi o primeiro show que os Paralamas foram os únicos no estádio – sem contar os festivais. Por isso, o vocalista da banda compartilhou a sua emoção com a plateia: “Obrigado por terem nos dado a chance de dividir este momento com vocês”, disse.
O trio selecionou mais de 30 faixas que mostram toda a carreira e estilo singular que mistura reggae, rock, MPB e new wave. O som que emulava o The Police no começo, hoje é referência de música genuinamente brasileira celebrada por nossos hermanos latinos.
Essa comunhão com a América Latina é evidente em canções como “Lourinha Bombril” e “Trac-Trac”.
Mesmo para alguém muito jovem que estivesse vendo os Paralamas ao vivo pela primeira vez, facilmente reconheceria nos primeiros acordes os hits “Meu Erro”, “Óculos”, “Alagados”, “A Novidade” e “Caleidoscópio”.
“A Novidade”
Paralamas em estado bruto no Allianz. Retrato do Brasil, “A Novidade” é uma parceira com Gilberto Gil pic.twitter.com/V5t7jF6GbM
— Alexandre de Melo (@aledemelo_) June 1, 2025
“Calendoscópio”
Segura o blues e a longevidade dos Paralamas em “Caleidoscópio”. Eita nois pic.twitter.com/9JgSIZ0jzS
— Alexandre de Melo (@aledemelo_) June 1, 2025
E certamente os “sincericídios” de Herbert Vianna embalaram casais em começo de relação e em términos difíceis: “Lanterna dos Afogados”, “Quase um Segundo”, “Aonde Quer Que Eu Vá”, “Cuide Bem do Seu Amor”, “Saber Amar” e “Seguindo Estrelas” foram algumas das pedradas emocionais presentes no show.
“Lanterna dos Afogados”
+Leia mais: Xenia França e Tiago Iorc se uniram na releitura de ‘Quase Um Segundo’
Além da emoção, não ficou de fora os hits de protestos político como “O Calibre”, “O Beco”, e o cover da Legião Urbana, “Que País É Esse?”, com participação do guitarrista Dado Villa-Lobos e o vocalista André Frateschi no palco. A dupla também fez o show de abertura junto de Lourenço Monteiro (bateria e vocais), Lucas Vasconcellos (guitarra e vocais), Mauro Berman (baixo) e Pedro Augusto (teclados).
Para encerrar a gigante festa de aniversário, os Paralamas tocaram “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash. A lendária música pergunta “Devo ficar ou ir embora?”. Sim, amigos Paralamas. Vocês devem ficar e mostrar essa linda história de música e amizade por muito e muitos anos.
Setlist “Paralamas Clássicos – 40 anos”
-
“Vital e sua moto”
-
“Cinema mudo”
-
“Bora-Bora”
-
“Polvora”
-
“Ska”
-
“Lourinha bombril” (Los Pericos)
-
“Trac-Trac”(Fito Páez)
-
“O calibre”
-
“Selvagem / Polícia” (Titãs)
-
“Mensagem de amor”
-
“Seguindo estrelas”
-
“Uns dias”
-
“Romance ideal”
-
“Ela disse adeus”
-
“La bella luna”
-
“Cuide bem do seu amor”
-
“Tendo a lua”
-
“Aonde quer que eu vá”
-
“Lanterna dos afogados”
-
“Quase um segundo”
-
“O amor não sabe esperar”
-
“Será que vai chover?”
-
“Assaltaram a gramática”
-
Gostava tanto de você / Você (Tim Maia)
-
“O beco”
-
“A novidade”
-
“Melô do marinheiro / Marujo dub”
-
“Alagados” (com “Sociedade Alternativa” do Raul Seixas)
-
“Uma brasileira”
-
“Óculos”
BIS
-
“Sossego” (Tim Maia cover)
-
“Perplexo”
-
“Caleidoscópio”
-
“Meu erro”
-
“Que país é esse?” (Legião Urbana)
-
“Should I Stay or Should I Go” (The Clash)
Os Paralamas do Sucesso também apresentam a tour “Paralamas Clássicos – 40 anos” no Rio de Janeiro (7 de junho), Porto Alegre (28 de junho), Fortaleza (26 de julho), Belo Horizonte (30 de agosto) e Salvador (23 de novembro).