fbpx
Você está lendo
Os números do Oasis nos charts da Billboard

Os números do Oasis nos charts da Billboard

Banda dos irmãos Gallagher voltou à ativa após 15 anos

Avatar de Billboard
Os números do Oasis nos charts. Mural em Manchester reproduz as novas imagens de divulgação em preto e branco do Oasis

O Oasis se reuniu para uma turnê em 2025, que promete realizar os sonhos de hordas de fãs ao redor do mundo. Se você morasse no Reino Unido na década de 1990, uma época em que a cultura rave colidia com o indie e o britpop, o Oasis era uma força. Vendas de discos e ingressos, colunas de jornal… os irmãos Gallagher monopolizavam tudo isso. Veja abaixo os números do Oasis nos charts da Billboard, premiações e outros recordes.

Quando Noel e Liam Gallagher, os combativos irmãos de Manchester, deram um tempo em sua banda em 2009, eles deixaram uma trajetória impecável nos charts.

Veja também
Reunião do Oasis: os irmãos Liam e Noel Gallagher

Todos os sete álbuns de estúdio do Oasis foram para o primeiro lugar na parada oficial de álbuns do Reino Unido, desde sua estreia em 1994, “Definitely Maybe” (que completou 30 anos nesta sexta-feira), até “Dig Out Your Soul” de 2008. Um ano após a separação, em 2010, a coletânea “Time Flies – 1994-2009” atingiu o topo, dando ao Oasis oito #1

O domínio do Oasis nos charts

“Definitely Maybe” se tornou o álbum de estreia mais vendido da história britânica –e passou de 5 milhões de vendas no Reino Unido, onde recebeu 17 certificados de platina, de acordo com a Official Charts Company.

O segundo disco da banda, “(What’s the Story) Morning Glory?”, de 1995, é o quinto álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido.

E seu terceiro disco, “Be Here Now”, de 1997, foi uma arma. Até hoje, é o álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido, vendendo 696 mil cópias em apenas três dias de sua primeira semana nas paradas.

A parada de singles traz uma trajetória semelhante: nela, o Oasis conseguiu oito primeiros lugares.

“Wonderwall”, sua música mais famosa, porém, não é uma delas. Música mais tocada do catálogo do Oasis no Reino Unido, com 397,100 milhões de reproduções, de acordo com o OCC, “Wonderwall” atingiu o #2 na parada semanal em 1995.

Sucesso também nos prêmios

Esse domínio se estendeu às cerimônias de premiação, já que o Oasis conquistou seis BRIT Awards, incluindo o prêmio especial de contribuição extraordinária para a música britânica, dois Ivor Novellos e 17 prêmios NME.

O grupo fez sucesso em todo o mundo, incluindo a Austrália, onde “Wonderwall” chegou ao primeiro lugar na lista das 100 músicas mais quentes dos últimos 20 anos, do Triple J, que foi publicada 2013, e foi eleita a número 1 no “Hottest 100” de 1995. Por lá, “Wonderwall” passou 11 semanas consecutivas no ARIA Top 10 e recebeu 12 certificados de platina, relata a ARIA.

“(What’s the Story) Morning Glory?” recebeu oito certificados de platina na Austrália, tendo acumulado quatro semanas consecutivas no primeiro lugar e 24 semanas consecutivas no top 10. “Be Here Now recebeu” certificado de platina e é um dos seis esforços da banda no top 10 da ARIA Chart.

N.d.E.: Já o Brasil é o quarto país que mais consome músicas e vídeos do Oasis no YouTube, conforme noticiado com exclusividade pela Billboard Brasil.

Impacto menor nos Estados Unidos

O sucesso do Oasis não se traduziu nos Estados Unidos –país onde historicamente artistas britânicos tinham dificuldade de emplacar. Apenas três músicas dos Gallagher impactaram o Billboard Hot 100, incluindo “Wonderwall”, que chegou ao 8º lugar em 1996.

Na parada de álbuns Billboard 200, 11 títulos do Oasis deixaram sua marca, incluindo três top 10, com “Be Here Now” ficando em #2 em 1997.

O anúncio do retorno do Oasis após o fim da banda há 15 anos já impactou a parada de álbuns do Reino Unido do meio desta semana.

Oasis “sem dúvida verá um grande aumento nas vendas esta semana”, de acordo com o órgão compilador de paradas, já que três discos estão prontos para explodir no top 40: “Time Flies… (1994-2009)”, por enquanto em #14, “(What’s the Story) Morning Glory?”, em #26, e “Definitely Maybe”, que celebra seu 30º aniversário esta semana, em #31.

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.