Os bastidores da negociação entre Kendrick Lamar e Amazon Music para show histórico
Apresentação nos EUA bateu recorde de audiência na plataforma


Algumas semanas antes de Dr. Dre sussurrar “Eu vejo pessoas mortas” para introduzir a primeira performance ao vivo de “Not Like Us” e levar a multidão do Kia Forum, nos EUA, à loucura, uma ligação no início de junho de um velho amigo começou a movimentar as engrenagens para trazer o concerto “Pop Out”, de Kendrick Lamar, para a Amazon Music.
Tim Hinshaw passou cinco anos como chefe de hip hop e R&B da Amazon Music antes de deixar seu cargo em 2023 para lançar a agência Free Lunch. A Free Lunch se juntou a Lamar para buscar um parceiro de transmissão ao vivo para o concerto “Pop Out & Friends”, e Hinshaw tornou isso um assunto familiar ao recorrer ao seu antigo empregador.
Duas das pessoas encarregadas de concretizar a apresentação foram Sierra Lever, que sucedeu Hinshaw na Amazon, junto com a chefe global de conteúdo e marketing de artistas da empresa, Kirdis Postelle.
Antes de eventualmente chegar à Amazon, Postelle passou 17 anos como gerente geral da gravadora Aftermath Entertainment, de Dr. Dre. A Amazon Music também foi a casa de transmissão da parada da turnê “The Big Steppers” de Lamar, em Paris, em outubro de 2022. Sendo assim, a familiaridade entre todas as partes já estava estabelecida, e uma reunião fazia sentido.
“Tendo trabalhado para Dre por tanto tempo [e] Kendrick já trabalhou comigo no passado — eles sabem que meu padrão de excelência é realmente alto”, ela se gaba com confiança. “Eles sabiam que íamos entregar exatamente o que [Kendrick] queria”.
Encontros
O plano se concretizou em questão de dias, e as coisas rapidamente foram colocadas em movimento com todas as equipes envolvidas trabalhando em sincronia quando se tratava da transmissão global ao vivo.
“Para mover a Amazon são grandes engrenagens que precisam girar – conseguir que todos estejam a bordo”, afirma Postelle. “Sinto que tivemos dez dias para resolver isso. Acertar o marketing, o Prime Video, conseguir que [o parceiro de transmissão ao vivo da Amazon] Twitch estivesse a postos. Reunir todas essas equipes por trás desta única coisa”.
Embora se recusando a revelar os problemas que tiveram que ser resolvidos nos dias que antecederam o concerto, Postelle admite que “houve algumas noites realmente longas e algumas manhãs muito cedo tentando resolver isso”.
O dia do show
O dia 19 de junho chegou rapidamente e, enquanto a maioria das empresas americanas teve o dia de folga por conta do feriado em homenagem a população afro-americana, era hora do show para a Amazon Music e Kendrick Lamar no Kia Forum.
Postelle assistia ansiosamente em casa com milhões de fãs, enquanto sua colega graduada de Syracuse estava no local, fora da arena de Inglewood, supervisionando a operação a partir dos caminhões.
Kendrick tinha a cultura na palma da mão enquanto passava pelas estreias ao vivo de seu análise psicológica sobre Drake “Euphoria“, seu verso explosivo na música “Like That“, com Future & Metro Boomin e, claro, seu “golpe mortal” em “Not Like Us” – repetindo esta última mais quatro vezes.
A chegada de Dr. Dre trouxe a maior surpresa da noite, com Kendrick recebendo seu mentor no palco para um mini-set de clássicos dos anos 1990 como “Still D.R.E.” e “California Love“, antes de Dre retribuir o favor e apresentar “Not Like Us.”
Atmosfera perfeita
Ver os dois deuses de Compton no palco juntos especialmente tocou Postelle, uma ex-funcionária da Aftermath Entertainment. “Senti aquela pontada de nostalgia”, ela admite. “Não poderia ter pedido um momento melhor na história do hip hop para mim.”
A volta triunfal de Kendrick supostamente quebrou o recorde de transmissão da Amazon Music em eventos ao vivo. Sem revelar um número específico, a equipe confirmou que houve “milhões e milhões de pessoas assistindo”, pois a transmissão ao vivo registrou o maior número de minutos assistidos de qualquer produção da Amazon Music na Twitch e Prime Video.
E sim, Postelle e Lever – juntamente com a equipe da Amazon Music – viram alguns dos memes virais brincando sobre como os executivos da Amazon não entendiam exatamente no que estavam se metendo, com Pirus, Crips e várias gangues se unindo no palco, ao lado de outras luminárias de L.A.
“Falamos um pouco sobre isso”, admite Postelle. “Vi algum meme, ‘os executivos da Amazon não sabiam no que estavam se metendo’ e rimos disso porque a verdade é que nós somos os executivos.”
Lever acrescenta: “As pessoas ficariam surpresas com quem são alguns dos executivos da Amazon Music. A razão pela qual podemos tomar decisões rápidas é porque temos pessoas que são especialistas no gênero.”
Mais ideias
O telefone continua a tocar enquanto a Amazon busca seu próximo momento cultural no setor de transmissões ao vivo.
No entanto, eles não estão preocupados com o fato de trabalhar com Kendrick no Pop Out potencialmente prejudicar seu relacionamento com Drake, com quem já colaboraram no concerto beneficente Larry Hoover ao lado de Ye em dezembro de 2021. “Isso foi sobre cultura para nós”, diz Postelle. “Não acho que esse [elemento de rivalidade] tenha entrado em jogo. Não tomamos partido”.
Embora a Amazon tenha lançado imagens em HD da estreia épica de “Not Like Us” por Kendrick, a transmissão ao vivo completa ainda está ausente em uma capacidade oficial para os fãs que esperam rever o show histórico.
De alguma forma, a Amazon não previu a loucura em torno do concerto e agora está trabalhando para lançar a transmissão ao vivo completa em sua plataforma.
“Não prevíamos, e nem Kendrick, esse tipo de demanda pelo vídeo sob demanda”, explica Postelle. “Não planejamos isso. Todos estão ativamente – entre a equipe de Kendrick e nossa equipe – descobrindo o que será necessário para colocar isso no ar.”
Com semanas para refletir sobre o concerto, Lever saudou a experiência Pop Out como o “maior momento cultural deste ano”, enquanto Postelle elogiou fazer parte disso como uma das “cinco coisas mais incríveis” que realizou em sua carreira distinta.
“Not Like Us” não vai a lugar nenhum, pois a diss de Drake voltou ao topo da Billboard Hot 100 e é uma candidata legítima a música do verão. O concerto Pop Out serviu como o playground perfeito para o desfile de vitória de Kendrick enquanto promovia a unidade da Costa Oeste com sua carta de amor à cultura negra. Com os preços dos ingressos para shows disparando em toda a indústria, as transmissões ao vivo e a oferta de experiências íntimas para os fãs a milhares de quilômetros de distância estão proporcionando um serviço mais importante do que nunca.
“Quando você pensa em comunidades carentes que não necessariamente têm a capacidade de ir a um show pessoalmente, esta é uma saída para os fãs continuarem a se aprofundar nesses momentos com seus artistas favoritos”, afirma Lever. E Postelle garante: “A força das transmissões ao vivo vai continuar a crescer”.