fbpx
Você está lendo
O que são as categorias de música urbana no Grammy Latino

O que são as categorias de música urbana no Grammy Latino

Academia da Indústria Fonográfica tem uma definição polêmica para o gênero

Avatar de Billboard Brasil
o que e melhor interpretacao urbana grammy

O Grammy Latino divulgou, nesta terça (17), os indicados para sua 24ª edição. Dentre as categorias, chamam atenção três que são dedicadas à “música urbana”. Pouco popularizada no Brasil, a categoria engloba cinco prêmios: “melhor interpretação reggaeton”, “melhor canção de rap”, “melhor álbum”, “melhor canção” e a ainda menos conhecida “melhor fusão/interpretação urbana”.

Segundo a Academia da Indústria Fonográfica, que promove o Grammy e o Grammy Latino, fonogramas e álbuns “que contenham 51% ou mais de seu tempo total de gravações novas (material que não havia sido lançado anteriormente) e cujo ritmo, melodia e interpretação sejam de caráter urbano” estão aptos a concorrer.

Veja também
O sambista Xande de Pilares é uma das atrações do Rock in Rio 2024

Em 2004, o Grammy Latino trocou a categoria “melhor álbum de hip-hop/rap” para “melhor álbum de música urbana” e viu, depois, isso virar uma confusão. Na 20ª edição da premiação, em 2o19, a Academia resolveu excluir o tal urbano das premiações de melhor álbum, gravação e música do ano. De quebra, viu uma horda de artistas, como J Balvin, Daddy Yankee, Becky G, entre outros, boicotarem a premiação.

Em 2020, finalmente, a premiação incluiu a categoria dedicada ao reggaeton para evitar novos boicotes.

Mas isso ainda é confuso, né? A Billboard Brasil explica. Vamos começar pela menos conhecida:

O que é interpretação em música urbana?

A organização do Grammy define como “música urbana” gêneros musicais como “rap, reggaeton, hip hop, R&B, funk brasileiro, trap e dancehall.” A vencedora de 2023 foi a faixa “TQG”, das colombianas Karol G e Shakira.

Neste ano, os indicados da categoria foram:

  • “Joga Para Lua”, de Anitta, Dennis e Pedro Sampaio
  • “Cachimbo da Paz 2”, de Gabriel, o Pensador, Lulu Santos e Xamã
  • “Da Braba”, de Gloria Groove, Ludmilla e MC GW
  • “Carta Aberta”, de MC Cabelinho
  • “Fé nas Maluca”,  de MC Carol
  • “La Noche”, de Yago o próprio e Patricio Sid

O primeiro ganhador da categoria foi o o rapper porto-riquenho Pitbull, premiado pela canção “Echa Pa’lla (Manos Pa’rriba)”, sendo este seu único prêmio na categoria deste então.

As outras categorias ‘urbanas’ do Grammy

As outras quatro categorias são mais fáceis de compreender. Melhor interpretação reggaeton e melhor canção de rap dedicam-se ao gêneros que carregam no nome. Os últimos ganhadores foram “La Receta”, de Tego Calderon e “Coco Channel”, de Bad Bunny e Eladio Carrión, respectivamente.

Já melhor álbum urbano compreende todos os gêneros que são abarcados por essa nomeclatura (R&B, rap, reggaeton), bem como melhor canção urbana. Ano passado, os vencedores foram “Mañana Será Bonito”, álbum de Karol G e “Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52”, música de Santiago Alvarado, Bizarrap & Quevedo.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.