O que é câncer inguinal: doença que matou o cantor Anderson Leonardo
Vocalista do Molejo morreu aos 51 anos
Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morreu aos 51 anos nesta sexta-feira (26). O cantor estava em tratamento contra um câncer inguinal –um conjunto de cânceres que afeta a região da virilha e, mais precisamente, os gânglios linfáticos, vasos sanguíneos e tecidos próximos à área.
“A região inguinal (também chamada virilha) pode ser acometida por diversos cânceres, principalmente metástases de tumores que tiveram início na região pélvica. Como o pênis, uretra, próstata, bexiga, vulva, vagina, ovários ou mesmo tumores de pele”, afirma o oncologista Thiago Assunção, do Instituto Paulista de Cancerologia.
O cantor recebeu o diagnóstico em 2022. Uma das causas é a existência de outro câncer com metástase na região pélvica, além do tabagismo, abuso de álcool, doenças autoimunes, entre outros fatores.
“Essa região é rica em linfonodos, que usualmente são responsáveis pela formação dos nossos glóbulos brancos. Quando esses gânglios são infiltrados por células de câncer, ficam pendurados, crescem e podem ulcerar ou comprimir vasos de sangue, nervos ou órgãos próximos”, diz o médico.
Segundo o Hospital São Luiz, os sintomas do câncer são recorrentes, como náuseas, dor na virilha, dor ao urinar, inchaço na região, perda de peso súbita, mal-estar, distensão abdominal, entre outros.
O tratamento varia conforme o tipo de câncer, o nível de avanço no corpo e a resposta do paciente. Há a possibilidade de passar por cirurgia, além de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, entre outros tipos de tratamento.
O câncer de pênis, um dos tipos que pode levar ao conjunto de tumores, está associado à má higiene íntima, à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão. As informações são do Ministério da Saúde.