‘Lolla’: série documental registra festival que foi do underground para o mainstream
Longa estreou no Sundance Film Festival e traz imagens raras do Lollapalooza
O que começou em 1991 como uma pequena turnê de despedida do vocalista Perry Farrell da banda Jane’s Addiction se tornou, desde então, um dos principais festivais de música do mundo: o Lollapalooza. Agora, a história do festival está registrada em um documentário que resgata sua ascensão e cristalização no imaginário do mainstream musical.
Dirigido por Michael John Warren, “Lolla: The Story of Lollapalooza” reúne, em três partes, os roqueiros dos anos 1990 aos astros do hip-hop das décadas seguintes com imagens históricas das primeiras edições do festival.
“Parecia uma revolução”, comenta Trent Reznor, do Nine Inch Nails, no trailer. “Todos nós éramos bandas do underground, mas isso estava mudando”, acrescenta Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, enquanto Tom Morello, do Rage Against the Machine, diz para a câmera: “Aquilo foi a Declaração de Independência da nação alternativa”.
Veja o trailer:
Com o tempo, o Lollapalooza continuou inovando — e, ao fazer isso, sua própria popularidade começou a ofuscar suas raízes underground. “Quando o carro está indo muito, muito rápido, fica cada vez mais difícil pular fora”, comenta Perry, o fundador, no trailer. “Fomos vítimas do nosso próprio sucesso”.
Ícones tardios da história do festival também estão lá como Chance The Rapper, em contraponto aos dinossauros Lars Ulrich, do Metallica, e do rapper Ice-T. “Lolla escolhe ótimas pessoas [para se apresentar] quando ninguém as conhece”, diz Chance.
O documentário apresenta imagens antigas e recentes de performances do Lollapalooza ao longo dos anos, com trechos de Green Day, Billie Eilish, Marshmello e dezenas de outros artistas aparecendo no trailer. Com edições anuais no Chile, Argentina, Brasil, Alemanha, França, Suécia e Índia, o Lollapalooza foi o primeiro festival a misturar gêneros em sua programação, expandir para vários dias e introduzir um segundo palco.
A série, em três partes, será lançada exclusivamente no Paramount+ no dia 22 de maio. Em janeiro, ela estreou no Sundance Film Festival.
A próxima edição nacional do festival ocorre nos dias 28, 29 e 30 de março de 2025.