Nada ficou fora: documentário de Bon Jovi é ‘sobre a verdade’
Produção sobre a vida do cantor e sua banda chegam no streaming nesta sexta (26)
Bon Jovi acaba de ganhar um documentário no Starplus. Chamado “Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi”, a produção, segundo o próprio, é sobre a verdade de sua trajetória.
Em entrevista a Billboard Brasil, o líder da banda, Jon Bon Jovi, se mostrou em paz com a forma como as pessoas podem receber detalhes de sua história. A fama chegou cedo para ele, e isso influenciou a forma como ele lida com ela. “Eu era muito novo quando comecei a ser conhecido pelo público. Tinha 21 anos quando assinei meu primeiro contrato com gravadora, que eu tenho até hoje. Todos os passos durante esse período foram expostos”, disse.
O Bon Jovi foi formado em 1983, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O primeiro álbum, “Bon Jovi”, foi lançado no ano seguinte e ajudou alçar a banda para a fama. Para Jon, o documentário pode repercutir de diversas formas diferentes, justamente pela diferença de público que eles têm. “Tem gente que começou em 83, e já pulou fora em 84. Teve gente que chegou em 2005. Então não tem como saber [como será a repercussão]”, disse. “Agora está nas mãos do público determinar o que tudo isso significa”.
Para Jon, esse passeio na história do Bon Jovi também precisava dar conta das histórias de todos os integrantes que passaram pela banda. Junto com o diretor, Gotham Chopra, eles decidiram abordar a trajetória de cada um deles. “Uma coisa que nós decidimos juntos é que esse documentário precisa ser sobre a verdade. Não é sobre só a minha verdade, mas de todos os integrantes da banda. Como eles lembram das coisas, e como isso pode ser, inclusive, diferente do que eu lembro. Não significa que é verdade ou não. Esse filme é sobre a verdade de todo mundo, e falar sobre todos eles é a melhor forma de contarmos essa história.”
A formação original da banda contava com Jon na voz e David Bryan no teclado. Eles recrutaram Alec John Such para o baixo, Richie Sambora para a guitarra e Tico Torres para a bateria. O baixista deixou a banda em 1994 e, em 2013, Richie também decidiu seguir outros caminhos. Phil X assumiu a guitarra, e o baixo ficou na responsabilidade do músico de apoio Hugh McDonald. Jon, David e Tico seguem na formação.
A linguagem que a produção adota é de mostrar o legado de Bon Jovi até o momento em que Jon começa a lutar contra uma lesão nas cordas vocais, que ameaça a integridade de sua voz. O cantor precisou fazer uma cirurgia reconstrutiva na região, e esse assunto não fica de fora. Para Gotham, o diretor, foi um desafio. “Tinha uma incerteza sobre o que iria acontecer com a voz dele. Ele estava disposto a deixar isso ser documentado, e a gente só seguiu, sem saber o que sairia daquilo. Isso trouxe todo um senso de urgência. Não é um documentário apenas sobre o passado, mas é algo muito presente”.
Jon complementa dizendo que, apesar das incertezas que tinha com a própria carreira no momento, seu compromisso era mostrar a verdade. “Sem colocar códigos em cima de nada”.
“Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi” está disponível no catálogo do Starplus.