Em 2014, Lady Gaga se uniu musicalmente à lenda do jazz Tony Bennett, Taylor Swift lançou o ótimo “1989” e o bluesman B.B. King fez sua derradeira apresentação. No Brasil, embora tenha sido o ano em que a seleção local foi humilhada pela da Alemanha, a música foi muito bem, obrigado –por exemplo, os Racionais MC’s lançaram seu primeiro disco em mais de uma década e o Psirico colocou todos para dançar com “Lepo Lepo”. O ano de 2014 marca ainda o nascimento do Coala Festival, evento criado para fortalecer o mercado musical brasileiro.
Umas das principais qualidades do Coala é justamente unir vertentes de diferentes épocas e estilos, numa celebração musical única e emocionante. É justamente essa filosofia que atraiu Jameson, uma das principais marcas de whiskey do mundo inteiro e parceira de primeira hora do festival.
“Jameson é uma marca que fala sobre conexões, sobre viver e dividir momentos especiais com quem gostamos, afinal, não dá para brindar sozinho. ‘Jameson é junto’ é a materialização desse sentimento de compartilhar, que tem tudo a ver com o Coala Festival, uma vez que o público do evento é composto por pessoas em conexão. Quem vai ao Coala vai em galera, para curtir e celebrar junto. E isso é muito Jameson”, diz Mariana Piovesani, gerente de brown spirits Pernod Ricard Brasil.
A curadoria do Coala nunca se baseou na obviedade: promove encontros e apresenta novidades para o público. O whiskey, guardadas as devidas proporções, é também um gosto adquirido. A exemplo de atrações mais vanguardistas do evento, é uma bebida que exige uma degustação mais criteriosa para finalmente cair no gosto das pessoas –uma tarefa simples, tratando-se de um produto que encanta a todos desde o século 18.
“O Coala é um festival onde todo mundo vai para se surpreender, para conhecer coisas novas, artistas e gêneros novos também. É um público muito aberto para experimentação e Jameson, por ser um whiskey muito versátil, acaba se sobressaindo. Ele pode ser consumido tanto puro quanto em drinks, possui um sabor suave e memorável, e é triplamente destilado. A marca tem muita tradição, mas ao mesmo tempo somos um whiskey sério que não se leva a sério, aí vemos muita conexão com o festival”, explica a executiva.
A parceria de Coala e Jameson, como se pode perceber, é um casamento celebrado no céu da música e do universo dos maltados. “O consumidor de Jameson gosta de festivais e é muito antenado à música, principalmente a brasileira. Ele gosta de compartilhar momentos com os amigos, sempre celebrando JUNTO “, diz Mariana.
Todos os momentos de Coala e Jameson, claro, são especiais. Mas a executiva destaca a edição de 2022, “Foi a primeira presencial depois de dois anos de pandemia, o público estava ansioso para curtir os shows. Foi também a última apresentação da incrível Gal Costa, que aconteceu no dia 17 de setembro. Sem dúvidas, um momento especial para Jameson também.”
A edição 2024 do Coala traz, entre outras atrações, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes, o rock de vanguarda de O Terno, a MPB moderna de 5 a Seco (que tocou na primeira edição de 2014), eventos dedicados à soul music e ritmos afro-brasileiros, e muito mais. E para quem vai, uma dica preciosa: celebre com o Jameson Tea & Lime, drink mais vendido do evento, e cuja refrescância é recomendada nos dias quentes que teremos pela frente. E, claro, celebre JUNTO!