NGB News acusa Dennis DJ, Anitta e Pedro Sampaio de roubo de propriedade intelectual
Expressão popularizada por canal carioca deu nome a single do trio
Hoje famosa nas redes sociais e nas ruas cariocas, a expressão “joga pra lua” —que pode significar “arrebenta”, “quebra tudo” ou semelhante que faça uma ideia de movimento somar-se a uma ação positiva— ganhou amplitude depois que o realístico-humorístico NGB News transformou-no bordão em suas rondas pelos bailes funks cariocas. Agora, ela é protagonista de uma disputa de roubo intelectual entre Negão Oi, criador do canal, e o produtor Dennis DJ, intérprete e um dos compositores de “Joga Pra Lua”, canção lançada no final de 2023.
Hit no You Tube e nas redes sociais desde 2022, o canal usou a expressão já no primeiro vídeo a atingir a marca de mil views, uma cobertura na Cidade de Deus, no Baile do influenciador local Biano — toda o início de uma era de ouro está ali de forma crua e a expressão surge em momentos como esse aqui. Em novembro de 2023, Negão Oi entrou com três pedidos de proteção da expressão “joga pra lua” no Instituto de Proteção Intelectual, o INPI — um deles para “JOGA PRA LUA QUE É SUCESSO!“, NCL(12) 41
Um mês e quatro dias depois do pedido de registro, a expressão foi cravada no fonograma “Joga Pra Lua”, composição de Fernando PS, Gabriel Cantini, Shylton Fernandes, Pedro Sampaio e Dennis DJ e interpretada pelos dois últimos somada a participação de Anitta. Lançada em dezembro, a canção passou aqui pela Billboard Brasil onde destacamos, ainda em 2023, a relação entre a expressão popularizada pelo canal e a canção do trio que tinha missão de engrenar no verão de 2024.
Nesta semana, o criador do canal NGB News, Negão Oi, foi ao Twitter/X expor sua insatisfação com o Dennis DJ, também produtor da canção. “Fomos fazer uma cobertura no baile do Dennis e o mesmo falou dentro do camarim que estava produzindo uma [música] com o nosso bordão e que ia entrar em contato a com gente para mais detalhes”, introduziu
A conversa apagada
Negão diz ter conversado com o produtor carioca também pelo Instagram — mensagens que, agora, teriam sido apagadas parcialmente por Dennis. Nesta terça-feira, dois dias após a polêmica que também a envolve, a cantora Anitta tuítou a seguinte mensagem: “Hahaha ai ai viu… a Internet virou uma realidade paralela mutcho loca ! Bom diaaaa”.
Não é a primeira vez que Dennis DJ é acusado de movimentos considerados apropriadores. No final de 2021, o produtor e DJ Rennan da Penha chamou Dennis de “hipócrita” após acusá-lo de roubo por conta do fonograma “Medley Baile da Gaiola”, mixagem de Dennis que contém a faixa “Vamos Pra Gaiola”, inicialmente sucesso na voz de Kevin O Chris com produção de Rennan. “Está bem, me devolva tudo que você ROUBOU de mim e dos demais amigos do Funk, que penso em te perdoar…”, disse, à época.
O produtor WZ no Beat também processou Dennis e ganhou, em segunda instância, processo impetrado no Tribunal de Justiça de São Paulo. No ano passado, Dennis DJ foi condenado por plagio do funk “Diferenciou”. À Justiça, WZ afirmou que fez a música, a intitulou de “Swingueira” e a apresentou para Dennis, na intenção de lançar o som em parceria com o DJ, de quem era fã.
A Billboard Brasil entrou em contato com os artistas e aguarda o posicionamento artístico e jurídico dos envolvidos. Procurada, as assessorias da Sony Music e de Dennis não se manifestaram.