Você está lendo
Na Latin Week, Lyor Cohen, do YT Music, dá a chave para o sucesso: autenticidade

Na Latin Week, Lyor Cohen, do YT Music, dá a chave para o sucesso: autenticidade

IA deve ser usada como ferramenta e não para substituir a arte, disse.

Billboard Latin Music Week

Um dos painéis mais interessantes desta quarta-feira (21), terceiro e último dia de conferências na Billboard Latin Music Week, o head global de música do YouTube, Lyor Cohen, falou das maravilhas que a IA pode fazer pelos artistas, mas foi firme na necessidade de manter a essência e honestidade no trabalho: “os fakes vão ser descartados e vão precisar arranjar outros empregos”, disse durante a atividade que foi conduzida pela editora-chefe da Billboard norte-americana, Hannah Karp.

VEJA TAMBÉM
Bad Bunny

Durante o painel, o executivo, que completou 10 anos à frente da plataforma, traçou um panorama do presente e futuro da música, defendendo o trabalho árduo e autêntico e condenando os atalhos.

“Estamos vivendo num mundo digital com tantos fakes, a gente preza muito a autenticidade. As pessoas agora estão muito confusas, estão achando que dá pra cortar a fila, pegar atalhos. Ser um artista de verdade leva tempo, você precisa amar o que faz. Precisa fazer um trabalho bonito, fazer turnês”, declarou Cohen.

IA: FERRAMENTA, NÃO A ESTRELA

Questionado sobre o papel da Inteligência Artificial e se o próprio YouTube, que ajuda artistas a criarem vídeos com a tecnologia, estaria fomentando um problema, Cohen foi enfático ao colocar os limites.

“Você pode até ter ajuda de IA num vídeo, mas na hora do palco vai ser somente você e os fãs. As pessoas estão sedentas para os encontros verdadeiros com seus artistas preferidos”, analisou. “A IA generativa está aí como uma ferramenta extra. Então use como uma ferramenta e não como a essência da sua artes”, concluiu.

Para ilustrar seu ponto sobre o foco no essencial, ele contou um caso recente: “Ontem conheci uma artista incrível chamada Ela Taubert. Ela comentou que queria fazer um vídeo com uma superprodução, com borboletas de verdade… eu disse que seria mais interessante ela focar esforços no trabalho dela e reduzir um super gasto como esse, usando recursos que a tecnologia oferece “, contou.

A TRANSFORMAÇÃO DO YOUTUBE EM GIGANTE DA MUSICA

Hannah Karp lembrou que, há dez anos, as gravadoras não estavam felizes com o YouTube. Hoje, a história é outra. Cohen anunciou que a plataforma atingiu a marca de 120 milhões de assinantes pagantes e se tornou uma “fonte de renda importante para a música, especialmente a latina”.

“Quando se fala que o YT pagou US$ 100 bilhões nos últimos 4 anos, entendemos que somos um meio muito importante para monetização. Foram US$ 8 bilhões somente nos últimos 12 meses”, detalhou. “Acordamos todos os dias pensando em fama e fortuna. Então a gente pensa todos os dias em como ter mais compositores e artistas sendo pagos por seu trabalho”, disse.

Segundo ele, as perguntas-chave que guiam sua equipe são: “Como os fãs vão encontrar seus artistas preferidos? E como os artistas vão usar a plataforma para engajar com seus fãs?”.

FERRAMENTAS, PRESENÇA GLOBAL E O “MELHOR EMPREGO DO MUNDO”

Cohen destacou que por trás da plataforma há um exército de engenheiros dedicados a melhorar a vida dos criadores. Ele citou experiências como o “Watch With” do DJ Khaled no Coachella, o consagrado Tiny Desk – que “acabou de chegar com muito sucesso ao Brasil” – e a Colors como exemplos de formatos de sucesso que a plataforma oferece.

Falando sobre estratégia global, o executivo foi categórico: “O mais importante para o artista é estar presente nos países que eles querem impactar”. Usando como exemplo a expansão do rapper Kurtis Blow para a Europa nos anos 80, ele notou que um artista gigante nos EUA pode começar pequeno em outro mercado e crescer localmente. Ele também citou a abertura de um escritório da HYBE no México como um movimento estratégico inteligente, enfatizando que a Espanha, por sua vez, é a porta de entrada para a Europa.

Ao final, a fala de Cohen resumiu seu otimismo e paixão pelo que faz: “Acho que essa equipe do YT tem o melhor emprego do mundo. Somos gratos por trabalhar para uma empresa que está ajudando a moldar o futuro”.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.