YouTube anuncia volta do programa Foundry com pop e reggaeton
Brasileira está entre os artistas apoiados pelo programa
O YouTube anuncia o retorno do programa Foundry para 2025. A iniciativa, que há quase uma década apoia o florescimento de talentos e fomenta a criatividade, apresenta novidades para impulsionar a carreira de artistas independentes.
Os três primeiros artistas selecionados para a turma de 2025 são: Anycia (Estados Unidos), El Malilla (México) e Ana Laura Lopes (Brasil).
O programa oferecerá exposição em outdoors em locais icônicos como a Times Square (Nova York, EUA), Leicester Square (Londres, Inglaterra) e a estação de metrô Sé (São Paulo).
Reconhecendo o poder da narrativa visual na música, o Foundry terá um foco intensificado em artistas que se destacam na criação de videoclipes.
Além disso, o programa continuará oferecendo desenvolvimento abrangente para os artistas, incluindo bolsas de apoio financeiro direto, suporte dedicado das equipes do YouTube, oportunidades de mentoria, recursos de marketing e acesso antecipado aos mais recentes recursos do YouTube Music.
Uma grande novidade é o lançamento do Foundry Rising, uma iniciativa global que oferecerá micro-subsídios para artistas em fase inicial de carreira, sejam eles independentes ou afiliados a editoras, auxiliando-os na ativação de seus canais e no início de sua jornada de crescimento no YouTube.
Os brasileiros de outras edições foram Marina Sena, ÀVUÀ (a dupla Bruna Black e Jota.pê), Tuyo (indicada no mesmo ano ao Grammy Latino) e Kaike.
Ana Laura Lopes começou sua jornada online há mais de uma década, compartilhando vlogs sobre sua vida diária, escola e amizades em seu canal no YouTube.
Em 2019, Ana Laura fez a transição para a música, lançando seus singles de estreia “Check In” e “Hora Certa”. Seu momento de descoberta veio em setembro de 2024 com o lançamento de “Fantasma”.
A música cativante rapidamente se tornou viral no YouTube Shorts, com mais de 400 mil criações, gerando desafios de dança e ganhando força significativa em todas as plataformas. Desde então, “Fantasma” acumulou milhões de streams e visualizações.