Música eletrônica ultrapassa o indie no TikTok pela primeira vez
Techno e house estão entre os subgêneros mais populares dentro da tag


Os vídeos de música eletrônica ultrapassaram o indie no TikTok pela primeira vez.
As postagens no aplicativo com a hashtag #ElectronicMusic cresceram 45% em 2024 em comparação com o ano anterior, que já havia registrado um aumento de 100% em relação a 2022.
Techno e house estão entre os subgêneros mais populares dentro da tag, com o TikTok destacando o sucesso estrondoso de artistas como Joel Corry e Disclosure.
O chefe de parcerias da plataforma para o Reino Unido e Irlanda, Toyin Mustapha, afirmou: “Os usuários do TikTok tendem a marcar os gêneros musicais, especialmente gêneros como música eletrônica. Isso mostra a comunidade que eles estão tentando construir e da qual fazem parte, e a música eletrônica é, em grande parte, uma coisa liderada pela comunidade.” “A dance music se tornou mais acessível e importante na esfera comercial”, acrescentou Mustapha.
“Estamos vendo a quebra de barreiras para os artistas, e o TikTok faz parte disso. Isso não se reflete apenas nas reservas de festivais, você também pode ver nas paradas oficiais.”
A indústria global de música eletrônica gerou US$ 12,9 bilhões nos últimos 12 meses, um crescimento de 6%, segundo o Relatório de Negócios de 2025 do International Music Summit.
O relatório constatou que o valor da indústria cresceu de US$ 12,5 bilhões em 2023, e atribui esse aumento aos ingressos de festivais e casas noturnas.
Observa que, em 2024, a indústria da música ao vivo cresceu para “mais que o dobro” dos níveis pré-Covid, com nomes como Live Nation e Eventim gerando uma receita de aproximadamente US$ 27 bilhões. Acrescenta que o crescimento provavelmente se deve ao aumento dos preços dos ingressos, e não a um aumento no número de ingressos vendidos.
O relatório também relata que a receita gerada pela música gravada desacelerou para um crescimento de 6% em 2024, em comparação com 10% no ano anterior.
As receitas de streaming também aumentaram 6% – menos do que o crescimento de 16% em 2023 – com 818 milhões de novos clientes surgindo em 2024.
O relatório também observa que os artistas eletrônicos representam 18% dos line-ups dos 100 maiores festivais do mundo.