Você está lendo
Morre Hélio Delmiro, um dos maiores guitarristas do Brasil, aos 78 anos

Morre Hélio Delmiro, um dos maiores guitarristas do Brasil, aos 78 anos

Músico tocou ao lado de Elis Regina, João Bosco, Clara Nunes, entre outros

Hélio Delmiro (divulgação)

Um dos mais respeitados guitarristas do Brasil, Hélio Delmiro morreu nesta segunda-feira (16), aos 78 anos, em Brasília. A informação foi confirmada por Leila Gallucci, produtora musical que organizou um evento no ano passado para ajudá-lo. A causa da morte não foi divulgada.

VEJA TAMBÉM

Em 2024,  após passar mal em um show em São Paulo, o músico diabético foi diagnosticado com problema renais que exigiam hemodiálise. Na época, ele ficou internado por cerca de dois meses no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Após o episódio, Delmiro passou a fazer hemodiálise em Ceilândia, três vezes por semana.

O carioca morava em Brasília e tinha três filhos.

+Leia mais: Max e HBO lançam documentário sobre ‘Os Afro-Sambas’

Trajetória de Hélio Delmiro

Delmiro é considerado um dos maiores guitarristas do mundo e começou sua carreira na música aos 14 anos. Em 1967, ele tocou no Conjunto 3-D ao lado de Gusmão (baixo), Nelsinho (bateria), Antônio Adolfo (piano), e os cantores Beth Carvalho Eduardo Conde.

O carioca estudou jazz e técnicas eruditas e, assim, tornou-se um músico de estúdio muito requisitado. Entre as suas gravações mais famosas, destaca-se a participação de Delmiro no LP “Elis e Tom”, disco lendário da MPB.

Durante a carreira, ele integrou a banda de grandes nomes do país como  João Bosco,  Clara Nunes, Elis Regina, Milton Nascimento, Nana Caymmi e Djavan. Além disso, o guitarrista gravou com nomes internacionais como Sarah Vaughan, no álbum “O Som Brasileiro”, em 1977.

No ano seguinte, o guitarrista participou do I Festival de Jazz Montreux (SP), em duo com Luiz Eça. Nessa época, ele ficou entre os cinco maiores guitarristas do mundo no ranking da revista “Down Beat”.

Durante quatro anos tocou com Milton Nascimento e gravou vários discos como “Milton ao Vivo” e “Caçador de Mim”.

O disco  instrumental “Samambaia”, gravado ao lado de César Camargo Mariano, é um dos maiores clássicos da música brasileira

Em seu último trabalho, Delmiro lançou em 2025 “Certas coisas”, gravado com Augusto Martins. O trabalho composto por 12 faixas foi o primeiro álbum de Hélio desde “Compassos”, de 2004.

+Leia mais: ‘É divertido cantar sobre o diabo’, diz Kerry King, ex-guitarrista do Slayer

Veja a entrevista de Hélio Delmiro para o podcast  “Café lá em Casa”de Nelson Faria

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.