Você está lendo
Morre Clem Burke, baterista do Blondie, aos 70 anos

Morre Clem Burke, baterista do Blondie, aos 70 anos

Banda homenageou o músico em comunicado nesta segunda-feira (7)

Avatar de Billboard Brasil
Clem Burke, Debbie Harry e o diretor Rob Roth em evento em 2011

O baterista do Blondie, Clem Burke, morreu aos 70 anos, vítima de câncer. A informação foi divulgada pela banda nesta segunda-feira (7).

“Clem não era apenas um baterista; ele era o coração do Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram inigualáveis, e suas contribuições para nosso som e sucesso são imensuráveis”, disse a banda no comunicado.

VEJA TAMBÉM
Nick Cave

“Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida como uma rocha tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. A influência de Clem se estendeu muito além do Blondie.”

O grupo continuou dizendo: “Um autoproclamado ‘sobrevivente do Rock & Roll’, ele tocou e colaborou com vários artistas icônicos, incluindo Eurythmics, Ramones, Bob Dylan, Bob Geldof, Iggy Pop, Joan Jett, Chequered Past, The Fleshtones, The Romantics, Dramarama, The Adult Net, The Split Squad, The International Swingers, L.A.M.F., Empty Hearts, Slinky Vagabond e até mesmo os Go-Go’s.”

“Sua influência e contribuições abrangeram décadas e gêneros, deixando uma marca indelével em cada projeto do qual ele fez parte. Estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos e fãs de Clem ao redor do mundo.”

“Seu legado viverá através da tremenda quantidade de música que ele criou e das inúmeras vidas que ele tocou”, finalizou o Blondie.

Burke foi recrutado pelos fundadores do Blondie, Debbie Harry e Chris Stein, logo após eles formarem a banda new wave em 1975.

Nascido em Nova Jersey em 1954, o baterista cresceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Durante o hiato de 15 anos do Blondie, de 1982 a 1997, Burke desenvolveu uma carreira de enorme sucesso na bateria ao lado da banda punk americana The Ramones sob o nome de Elvis Ramone.

Ele também foi o baterista regular do The Romantics entre 1990 e 2004 e tocou para nomes como Bob Dylan, Iggy Pop, Pete Townshend e Eurythmics.

Burke foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006 ao lado de seus companheiros de banda do Blondie.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.