Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Morre Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e ícone do samba carioca

Aos 88 anos, sambista lutava contra câncer de próstata e Alzheimer

Bira Presidente, do Fundo de Quintal, dançava o "Miudinho" como ninguém (Reprodução/Facebook)

Bira Presidente, do Fundo de Quintal, dançava o "Miudinho" como ninguém (Reprodução/Facebook)

Morreu na noite deste sábado (14), no Rio de Janeiro, aos 88 anos, Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e presidente vitalício do Cacique de Ramos. Com sua partida, o samba perde uma de suas figuras mais emblemáticas: o homem que dançava o “Miudinho” como ninguém mais.

Carismático, elegante e imponente, Bira foi muito mais do que um ritmista ou puxador de refrão. Ele era símbolo de uma geração que moldou o samba como o conhecemos hoje — com banjo, tantã, repique de mão e uma linguagem própria nas rodas do subúrbio carioca.

Nascido em março de 1937, Bira ajudou a fundar o bloco Cacique de Ramos em 1961, reduto que se transformaria no berço do Fundo de Quintal no fim dos anos 1970. Ao lado de nomes como Ubirany, Sereno, Almir Guineto e Jorge Aragão, deu início a um dos capítulos mais importantes da música brasileira. O Fundo não só modernizou o samba, como criou uma nova escola dentro do gênero, reverberada por gerações de artistas.

bira presidente 2

Internado na Barra da Tijuca, o músico lutava contra um câncer de próstata e enfrentava o avanço do Alzheimer. A morte foi confirmada na noite de sábado, por volta das 23h55.

“Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira”, destacou o Cacique de Ramos em nota oficial. “No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.”

Bira deixa duas filhas, Karla Marcelly e Christian Kelly, dois netos, Yan e Brian, e a bisneta Lua. Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.

Em uma  de suas últimas entrevistas, à Billboard Brasil, durante o Rock In Rio, Bira analisou a carreira do Fundo naquela etapa mostrando sua simpatia em meio às dificuldades impostas pela doença.

“A gente lida com o tempo… e com muitos públicos. Fiquei despreocupado. Eu fico agradecido é de pessoas como você, elegante, que poderia ser meu filho, essa é a minha satisfação”, disse à reportagem.