‘Me Lambe’: o abismo entre as músicas de Jão e Raimundos
Cantor lançou clipe de single nesta quinta-feira (14)


“Me Lambe”, título do single de Jão que acabou de ganhar um videoclipe para lá de sexy estrelado pelo cantor e por João Guilherme, lembra outra coisa para o público quarentão: é também o título de uma música dos Raimundos.
E a semelhança entre a faixa do álbum “Super” e a canção lançada por Rodolfo Abranches e companhia em “Só No Forevis”, de 1999, para por aí. A conotação das duas é bem diferente.
A composição de Jão fala sobre um relacionamento amoroso e o refrão traz um duplo sentido, ao falar o “passo a passo” de como bolar um cigarrinho e associar com um momento a dois.
“Então pode me lamber
Me enrolar, me apertar
Pode me acender
Eu vou te fazer lembrar
Que a gente não deu tão errado assim”
Já a letra da canção dos Raimundos, que formaram um dos principais grupos dos anos 1990 e 2000, envelheceu bem mal. Apesar de não ter causado controvérsia na época de lançamento, tornando-se um hit, hoje não se pode negar a problemática nos versos, que incentivam o relacionamento com uma menor de idade.
“O homem de cassetete disse, quando me algemou
Que ela só tinha dezessete, que o pai dela era doutor
E que se fosse eu, ainda faria igual
Se fosse no ano que vem, ia ser normal”
Em 2020, Canisso, baixista do grupo que morreu em março deste ano, reconheceu o problema da música. “Algumas são besteiras inofensivas, todo mundo sabe e ‘perdoa’. O caso de ‘Me Lambe’ é diferente. Apesar de ser zoeira, ela toca num ponto bastante complicado. Pessoas se ofendem, não traz nada de bom… o mundo mudou, eu mudei também. F*da-se essa música”.
“Só no Forevis” foi o quinto álbum de estúdio do Raimundos e tem hits como “Mulher de Fases” e “A Mais Pedida”. Eles ganharam a certificação de platina na época, com mais de 1,8 milhão de discos vendidos.