MC PH esperou, esperou… e agora ocupa 2ª posição entre as mais ouvidas do Brasil
'Tenho Que Me Decidir' é o grande single do álbum do funkeiro
Há um ditado que deriva da palavra resiliência: “confie no processo”. E o sucesso do MC PH é resultado dessa frase.
Figurando entre os cantores mais ouvidos do país no Billboard Brasil Artistas 25, o cantor vive seu melhor momento. Se misturando entre o trap, o rap e o funk, Pedro Henrique de Oliveira Rocha é autor de “Tenho Que Me Decidir“, que ocupa a 2ª posição no Billboard Brasil Hot 100, e um dos 11 integrantes da música “Let’s Go 4”, que há meses é destaque no charts, tendo alcançado seu topo. Seu verso na cypher que reúne uma dezena de artistas chamou tanto a atenção do público que ele decidiu lançar um single reutilizando o trecho –a nova faixa ganhou o nome de “Os Menino Tá Com o Pacote”.
O que é cypher? Bem, trata-se de uma reunião de MCs cantando rimas inéditas sobre um beat simples, sem grande produção em estúdio. É exatamente o caso do fenômeno “Let’s Go”.
Cria da zona norte de São Paulo, PH é um dos integrantes do 4M, coletivo de MCs que reúne nomes como IG, Pedrinho e contava também com Kevin (1998-2021). Como filosofia, adotaram quatro palavras que começam com M: música, mulher, maconha e money (dinheiro).
“‘Let’s Go’ fez com que mais pessoas conhecessem o meu trabalho e me potencializou, me dando mais visibilidade. É um projeto muito importante para mim”, disse o MC, que participou das quatro edições da série até o momento e já está escalado para a quinta, que deve ser lançada ainda em 2024.
Talento nato
Considerado um dos mais talentosos da safra atual de MCs, Paulo Henrique viu primeiro o amigo Pedrinho ganhar as paradas, passando pelo auge de Kevin e, então, por IG. Não que ele não fosse um funkeiro de destaque, mas nada comparado em termos de números e relevância na cena. Até “Let’s Go”.
“Me lembro de um momento da nossa vida como se fosse ontem: a gente estava fazendo um churrasco no quintal do Kevin e do DJ Nenê. Estava geral lá, todo mundo bêbado, quando resolvemos fazer um som. IG ficou com o pé atrás, porém, insisti para lançarmos uma cypher. Eu sempre acompanhei hip hop e a ‘The Cypher Defect’ [do duo de rap paulistano Costa Gold] me inspirou”.
Hoje, os 4M são referência para rappers e funkeiros pelo país, para além da música, ditando comportamentos. No fim de 2023, PH lançou o álbum “Cara do Momento”, que reúne as mais variadas influências do MC.
Chega a ser difícil acompanhar o fio condutor da obra do funkeiro, pois se trata de um artista que se preocupa em ousar. E é exatamente esse gosto pela disrupção que faz de PH diferente de seus pares.
“Eu gosto de rap, gosto de trap e sempre apoiei o gênero no Brasil, desde que começou a surgir. Acho que essa diversidade me engrandece como artista. Sempre foi meu foco, sempre estive perto do rap e do trap, mas agora quero estar mais perto do pop também.”