Marketing pesado e 11 artistas: como ‘Let’s Go 4’ atingiu topo dos charts em 48h
Música reúne nomes do trap e do funk nacional


Em apenas 48 horas, a música “Let’s Go 4“, que reúne 11 artistas e tem dez minutos de duração, escalou os charts do Brasil e alcançou o terceiro lugar do top 50 do Spotify e a primeira posição nas músicas em alta do YouTube.
Participam da música: o produtor DJ GBR, MC Davi, MC Don Juan, MC GH do 7, MC GP, MC IG, MC Kadu, MC Luki, MC PH, MC Ryan SP e TrapLaudo.
Mas como uma música tão longa e com tantos artistas conseguiu alcançar números tão expressivos em apenas dois dias? A Billboard Brasil te explica essa subida.
A onda das cyphers
As cyphers “Poesia Acústica” e “Favela Vive“, no caso do rap”, e “Homenagem aos Relíquias“, no caso do funk, vêm conseguindo a atenção do público por reunir diversos artista de destaque na música urbana.
No caso de “Let’s Go”, as três primeiras edições somam 103 milhões de reproduções no Spotify e 142 milhões de visualizações no YouTube.
Esses projetos têm como origem a cultura hip-hop. Nos final dos anos 1990, MCs se reuniam para fazer freestyles com rimas inéditas, com uma batida também feita na hora.
Com o passar dos anos, esses trabalhos mantiveram o ineditismo das letras, mas ganharam produções sofisticadas. Os trechos que se destacam dentro das cyphers também podem até mesmo se tornar uma música independente depois.
Marketing de internet
Desde o lançamento da terceira “Let’s Go”, em outubro do ano passado, os fãs vêm pedindo a sequência da música. Durante as gravações do videoclipe nos últimos meses , trechos da música viralizaram nas redes sociais e deixaram o público ainda mais ansioso.
Há duas semanas, alguns artistas que fazem parte da faixa, como MC IG e MC Ryan SP, vem divulgando no seu Instagram que a música não seria mais lançada por falta de acordo entre os cantores e garantiam ao público que a decisão não era brincadeira.
Porém, durante participação no videocast “Podpah“, os dois funkeiros anunciaram o lançamento ao vivo.
“Nós fizemos o marketing, hein. Os fãs fizeram a gente mudar de ideia. A gente não queria lançar mesmo”, disse o MC Ryan, durante conversa no videocast.
Não ficou claro que se a ideia foi criar um marketing fake para gerar engajamento ou se realmente houve algum desencontro no caminho. O que se sabe é que o resultado deu certo.