Marília Mendonça é destaque do Artistas 25 da Billboard Brasil
Segunda edição da revista traz detalhes da trajetória da cantora
Nos últimos dois anos, muito se falou da força e do talento de Marília Mendonça, e o Artistas 25, da Billboard Brasil, comprova isso em números.
Desde que os charts começaram a ser tabulados, há pouco mais de dois meses, a cantora sertaneja, morta em novembro de 2021 num trágico acidente de avião, não sai da lista dos artistas mais ouvidos do país. E isso é muita coisa. Ao todo, são 17 músicas com a voz da goiana entre as mil mais ouvidas Brasil afora, com destaque para o lançamento póstumo “Leão”, que encabeça o EP “Decretos Reais”, de 2022, e ocupa o #28 no Billboard Brasil Hot 100 na semana do dia 14 de outubro.
Marília mudou as regras da música sertaneja, um universo de duplas formadas por homens que seduziam o público feminino ao falar sobre mulheres ingratas e traidoras. Pois a cantora e compositora deu voz a essas pretensas vilãs. Suas composições –muitas delas baseadas em suas experiências pessoais– abordavam o cotidiano da mulher traída e da infiel. É o caso de “Cuida Bem Dela”, gravada pela dupla Henrique e Juliano, na qual um sujeito fala para o atual namorado de sua amada para fazê-la feliz (recado do ex de Marília para o rapaz que estava ficando com ela). Por vezes, traziam até uma questão social traduzida de sofrência. “Troca de Calçada” é uma das visões mais dolorosas e cruas sobre as mulheres que abraçam a chamada “profissão mais antiga do mundo”.
Pepato, produtor de Marília Mendonça, confessou certa vez que ela era fã de filmes de suspense, em especial os do inglês Alfred Hitchcock. “Por isso é que tem sempre uma virada de trama nas letras”, entrega. Mas o sucesso de Marília, contudo, não tem segredo, nem virada de jogo. É fruto do talento de uma das compositoras mais talentosas do showbiz brasileiro dos últimos tempos.