Você está lendo
Billboard elege a melhor música de ‘Echo’, segundo álbum solo de Jin

Billboard elege a melhor música de ‘Echo’, segundo álbum solo de Jin

Cantor acaba de lançar um trabalho inédito

Jin, do BTS

Em um rápido retorno após o lançamento de seu álbum solo de estreia, Happy, lançado há apenas seis meses, o astro global do BTS e entusiasta do rock, Jin, está de volta com “Echo”. Lançado em 19 de maio, o álbum com sete faixas explora ainda mais os sons influenciados pelo rock que moldaram sua identidade musical, trazendo histórias mais profundas que podem ressoar de forma mais humana.

Enquanto Happy contou com participações de peso preparadas para estádios, como Gary Barlow (do Take That) e Taka e Toru (do ONE OK ROCK), Echo aposta em uma abordagem mais íntima, reunindo alguns colaboradores de longa data e novas parcerias — que ajudam Jin a explorar uma variedade de subgêneros do rock sem perder sua própria essência. O resultado é um álbum que soa ao mesmo tempo pessoal e expansivo, ancorado pelas contribuições de Jin na composição de quatro das sete faixas.

VEJA TAMBÉM

K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Desde a colaboração com o duo Arcades, que trouxe cordas orquestrais e guitarras britânicas para “Nothing Without Your Love”, até a atmosfera de conto de fadas no rock de inspiração japonesa em “With the Clouds” — co-criada com Yojiro Noda, vocalista do Radwimps —, Jin adapta com maestria seu tom vocal e abordagem narrativa a cada gênero e estilo. Nos momentos mais experimentais, ele adota uma atitude pop-punk em “Loser”, com a diva do K-pop YENA, e encara o estilo country-rock com confiança em “Rope It”. Ao longo de todo o disco, Jin reforça temas como companheirismo, autodescoberta e as ironias agridoces do amor, com um trabalho que eleva, conforta e empodera os ouvintes muito depois da última nota.

Para celebrar o álbum, Jin em breve participará do The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e, ainda nesta primavera, embarcará em sua primeira turnê mundial solo, a #RunSeokJin_EP.Tour, com paradas pela Ásia, Europa e Estados Unidos — prova de que a ressonância de Echo está apenas começando.

Com Jin tendo mais uma chance de se conectar com o público como solista em seu segundo álbum, aqui estão os rankings da Billboard para as músicas de “Echo”.

7º lugar – “Rope It”

A primeira investida oficial de Jin no country rock vem com “Rope It”, uma faixa cheia de trocadilhos inteligentes e um espírito alegre, ainda que recorra a alguns clichês já bastante explorados do gênero — como a introdução com o som do vento assobiando e relinchos de cavalo, elementos que talvez funcionem melhor em filmes clássicos de faroeste. A música traz uma mensagem sobre como alcançar os sonhos muitas vezes também exige saber a hora de deixar ir — uma metáfora apropriada para um caubói laçando um touro ou qualquer fera —, tudo isso acompanhado de guitarras com twang e palmas ritmadas.

Apesar de estarmos totalmente a favor de ver o BTS explorando mais o country (vale lembrar que a primeira apresentação do grupo no Grammy foi como convidados especiais no show de “Old Town Road”, de Lil Nas X, um hit country-pop, ainda antes da pandemia, em 2020), a produção aqui pode soar um pouco direta demais — chegando ao ponto de parecer um clichê do country pop —, não oferecendo as camadas sutis que os fãs geralmente esperam das músicas do BTS. Ainda assim, quando Jin canta versos como “Quando eles vão baixo, nós vamos alto”, seu otimismo característico brilha mesmo em meio ao rodeio dos desafios da vida — tema que “Echo” busca abordar. “Rope It” pode não ser uma revolução, mas é um desvio alegre e memorável na trajetória solo de Jin.

Ouça o novo álbum de Jin, do BTS

6º lugar – “Loser” (feat. YENA)

O álbum de estreia de Jin, Happy, contou com uma colaboração (na belíssima e emotiva faixa synth-pop “Heart on the Window”, com Wendy do Red Velvet) — e, mais uma vez, Jin escolhe apenas uma parceira feminina para este EP, convidando YENA (ex-integrante do IZ*ONE) para participar de “Loser”. A dupla troca provocações nesse dueto pop-punk divertido, que retrata o turbilhão de emoções entre amantes em conflito, passando de versos como “Você me ama, sente minha falta / Diz que sou linda” até a ponte gritada: “Não sou um perdedor, perdedor, você é o perdedor, perdedor! / Adoro que você seja meu perdedor, ok, você é meu perdedor.” Embora os riffs de guitarra cativantes e as letras em tom de discussão chamem a atenção, vale a pena ficar para ouvir os saltos e deslizamentos vocais de Jin no refrão — uma prova de que, mesmo nas faixas mais leves, ele continua se desafiando vocalmente.

Escolher uma parceira como YENA (cujo single de 2023, “Hate Rodrigo”, foi um hino de ciúmes bem-humorado direcionado à rainha dos charts da Billboard, Olivia Rodrigo — o que acabou irritando fãs que não conseguiram ver além de uma suposta “diss track”) mostra que “Loser” tem consciência de si mesma, sabendo que não é (e nem precisa ser) a música mais madura do álbum. Em vez disso, Jin aproveita para exibir sua habilidade vocal, provando que até suas faixas mais divertidas também servem como vitrine para sua voz.

Jin, do BTS
Jin, do BTS, acaba de lançar seu segundo álbum solo (Reprodução/Instagram)

5º lugar – “To Me, Today”

Encerrando Echo com uma dose de otimismo puro, “To Me, Today” é um tributo ao viver o momento, em clima de alt-rock. Coescrita com o rapper e produtor experimental sokodomo, a letra de Jin declara: “Agora eu voo para onde meu coração bate”, funcionando tanto como uma afirmação poderosa quanto como um convite para que os ouvintes também vivam o presente e se reconheçam como “o único”. Alternando entre versos introspectivos em ritmo moderado e explosões de euforia total, a estrutura da canção espelha uma jornada de autodescoberta, culminando no impacto emocional mais amplo de Echo e garantindo que suas mensagens de esperança e força ressoem muito além desta última faixa.

4º lugar – “Background”

A maestria de Jin nas baladas está plenamente em evidência na representativa “Background”, que se encaixa confortavelmente ao lado de destaques de sua carreira como “Moon”, “Abyss” e seus sucessos nº 1 na parada World Digital Song Sales, “Yours” e “Close to You”.

Começando com um violão suave, o primeiro verso mostra Jin tentando alcançar um amor do passado — e ouvindo apenas o eco da própria voz. Sua reflexão melancólica, expressa em versos como “Talvez em outro lugar, em outro tempo”, dá lugar à resignação de “Estarei aqui, em segundo plano” — um eco lírico que reforça o tema central do álbum. Como um dos momentos mais emocionalmente intensos e maduros de “Echo”, “Background” não apenas ancora o lado reflexivo do disco, mas também revela uma introspecção mais profunda nesta nova fase musical de Jin.

3º lugar – “Nothing Without Your Love”

Um hino inspirado no rock britânico, com claras influências de “Viva la Vida”, do Coldplay, “Nothing Without Your Love” é movido por cordas ao vivo, baixo, guitarra e um refrão grandioso que parece feito sob medida para o timbre cristalino de tenor de Jin. Ele coescreveu a letra ao lado dos produtores da faixa, a dupla Arcades (que já trabalhou em b-sides queridas dos álbuns do BTS, como “Map of the Soul: Persona” de 2019 e “Map of the Soul: 7 “de 2020, além de “Another Level”, do EP Happy de Jin). A canção retrata o amor como o próprio ar que respiramos, criando uma experiência cinematográfica e triunfante. “Nothing” certamente será uma das faixas mais emocionantes de se ouvir ao vivo na próxima turnê #RunSeokJin — já dá até para imaginar as arenas inteiras cantando junto.

+Leia mais: Como foi a participação de Jin, do BTS, em show do Coldplay?

2º lugar – “Don’t Say You Love Me”

Como single principal de “Echo”, essa faixa contida de pop-rock em andamento médio contrapõe suas melodias suaves à dor agridoce de um amor que não consegue deixar ir.

Com a voz firme, porém delicada, sobre guitarras ao estilo do rock californiano e produção com sintetizadores, a interpretação sutil de Jin transmite a dinâmica de vai-e-vem de um término, enquanto ele suplica:

“Não me diga que vai sentir minha falta / Só diga que quer me matar / Não diga que me ama, porque isso dói mais / Você só precisa me deixar ir.”

Cantada inteiramente em inglês — assim como “Running Wild”, single principal do EP “Happy” —, a música reforça o esforço de Jin em construir uma narrativa global. Criada em parceria com os produtores Nathan “Tiggs” Fertig (conhecido por trabalhar com Alec Benjamin e Tate McRae) e Wyatt Sanders (com créditos que vão de iann dior a NCT DREAM), a faixa traz uma melodia suave e uma carga emocional que parecem feitas sob medida tanto para o rádio quanto para o TikTok — marcando um passo confiante na jornada solo em evolução de Jin.

O videoclipe que acompanha a música reforça ainda mais o crescimento e o potencial de Jin, ao contar a história comovente de dois amantes que não conseguem se comunicar. Contracenando com a atriz coreana Shin Se-kyung, o visual serve como mais um lembrete de que Jin precisa ser escalado como protagonista em um filme ou dorama o quanto antes.

1º lugar – “With the Clouds”

Evoquando imagens de um filme de animação, “With the Clouds” se desenrola como uma história de conto de fadas, enquanto Jin convida o ouvinte a embarcar em uma jornada ao lado de um “amigo nuvem”. Cordas, guitarra e outros instrumentos ao vivo vão crescendo gradualmente ao redor do caloroso reverb da voz de Jin, tudo se tornando mais nítido à medida que a música abraça surpresas sonoras — como mudanças de tempo e a ausência de uma ponte tradicional.

Ao longo dessas transformações, Jin equilibra introspecção com otimismo — suas letras, que ele coescreveu, reconhecem os momentos cinzentos da vida, mas ainda assim olham para o futuro com esperança. A canção foi escrita em parceria com os colaboradores de longa data Pdogg e Adora, além de Yojiro Noda (vocalista e guitarrista da banda japonesa Radwimps, conhecida internacionalmente pelas trilhas sonoras de animes como Your Name e Weathering With You), resultando em uma faixa que consegue ser ao mesmo tempo profundamente pessoal e cinematográfica.

Enquanto o EP Happy, lançado no ano passado, celebrava a leveza e a elevação, Echo mergulha mais fundo na emoção. Sendo o integrante do BTS que sempre fala do ARMY e nunca deixa de demonstrar gratidão, “With the Clouds” parece ser a forma de Jin mostrar que ele também reconhece que nem todos os dias são ensolarados. Às vezes, as nuvens precisam se abrir e deixar a chuva cair — e Jin está aqui para te dar permissão para chorar. Mas ele também oferece esperança, colocando-se como um amigo pronto para te resgatar dos dias nublados — talvez o papel mais essencial de um ídolo.

“With the Clouds” tem tudo para se tornar mais uma música emblemática de Jin: vulnerável, catártica e, no fim, curativa. Provavelmente é a faixa mais importante do álbum — um verdadeiro testemunho do crescimento dele como artista e como ídolo.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.