Kpop: o que são as sasaengs?
Fãs extremistas de kpop invadem privacidade de grupos e cantores
No kpop, fãs extremamente invasivos e obsessivos têm nome: sasaeng (do coreano 사생팬). Esse tipo de comportamento leva pessoas a cometerem atos ilegais que violam a integridade e privacidade dos artistas.
Invasão de hotéis, condomínios, instalação de câmeras escondidas, perseguição, rastreio de voos e dados pessoais, criação de notícias falsas e até mesmo hackear celulares de artistas para chantagem e venda de informações pessoais são comportamentos comuns das sasaengs.
Os casos de extremistas no kpop são comuns. Integrantes do BTS, BLACKPINK, ATEEZ, Stray Kids, TXT, TWICE, EXO, GOT7, NCT e outras dezenas já tiveram a privacidade invadida.
Recentemente, em uma transmissão ao vivo feita no dia 18 de dezembro, Jung Kook (do BTS) pediu para que fãs não tentassem visitar sua nova casa em Seul, na Coreia do Sul, e nem mandassem comida ou presentes no endereço.
É importante ressaltar que a grande maioria dos fãs de solistas e grupos de kpop não são sasaengs.
No entanto, a existência das pessoas mais extremistas é um problema sério que precisa ser combatido, tanto pelas empresas de entretenimento quanto pelas autoridades – em prol da segurança física e mental dos ídolos, além de que o comportamento obsessivo pode prejudicar o acesso do público ao artista.
KPOP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!