Kanye West diz que estava bêbado ao fazer postagem antissemita
Ye fez revelação durante entrevista a podcast; tuíte polêmico foi feito em 2022
Ye, o artista anteriormente conhecido como Kanye West, revelou que estava bêbado quando postou um tuíte antissemita em outubro de 2022.
Em episódio do podcast de Candace Owens, que foi gravado em 2022, mas lançado em 7 de agosto, o rapper admitiu que estava bebendo quando publicou a declaração ofensiva.
“Eu estava bebendo quando coloquei o tuíte. Quer saber o que tinha dentro de mim? Hennessy. Isso nos torna cinzentos. Os demônios [vêm à tona].”
Ele também disse que não havia revelado essa informação antes porque não queria que suas palavras fossem “desacreditadas”, já que ainda acreditava que refletiam a “verdade”.
Histórico
Kanye West postou o tuíte antissemita em outubro de 2022. Ele escreveu: “Estou um pouco sonolento esta noite, mas quando eu acordar, vou declarar o DEFCON 3 contra os JUDIOS”.
DEFCON é uma referência ao estado de alerta das Forças Armadas dos EUA. Esse nível de alerta vai de cinco, considerado mais leve, até o grau um, considerado o mais grave.
“A parte engraçada é que eu realmente não posso ser antissemita porque os negros também são judeus. Vocês brincaram comigo e tentaram boicotar qualquer um que se opusesse à sua agenda”, completou.
Consequências
A postagem levou à suspensão imediata de West do Twitter (hoje X) e gerou uma grande reação pública, além da perda de várias parcerias comerciais para Ye.
Inicialmente, ele se recusou a se retratar sobre a declaração. Kanye, mais tarde, emitiu um pedido de desculpas à comunidade judaica em dezembro de 2023.
O post, escrito em hebraico, dizia: “Peço sinceras desculpas à comunidade judaica por qualquer ‘explosão não intencional’. Eu não tinha a intenção de machucar ou menosprezar, e lamento profundamente qualquer dor que possa ter causado”.