K-pop vence no Grammy 2026, mas continua tímido na premiação
'Guerreiras do K-pop' levou uma categoria; ROSÉ não conquistou gramofone

Cena do filme 'Guerreiras do K-pop' (Netflix)
O Grammy 2026 ocorreu neste domingo (1º), premiando artistas com relevância mundial. Mas o sucesso do K-pop nas plataformas digitais, charts e turnês pareceu não se refletir na premiação.
‘Guerreiras do K-pop’ segue com chances no Oscar
Apenas “Golden”, que faz parte da trilha sonora do filme “Guerreiras do K-pop”, levou gramofones para casa ao vencer a categoria Melhor Canção Escrita para Mídia Visual.
A faixa ainda concorria em Melhor Performance Pop de Duo/Grupo – na qual perdeu para “Defying Gravity”, de Cynthia Erivo e Ariana Grande; Canção do Ano – na qual Billie Eilish ganhou com “WILDFLOWER”; e Melhor Gravação Remixada – com vitória de Gesaffelstein no remix de “Abracadabra”, de Lady Gaga.
Golden by Ejae, Mark Sonnenblick, and the black label winning the #GRAMMY for Best Song Written for Visual Media pic.twitter.com/wtK2mvVSPE
— Ejae Daily✨Time After Time 🎶 (@EjaeRumiBias) February 1, 2026
“Guerreiras do K-pop” está em boa temporada nas premiações. A produção da Netflix já venceu o Golden Globe e o Critics’ Choice em 2026, e segue na disputa no Oscar.
Já “Golden” segue imparável na parada Top Movie Songs da Billboard, impulsionada pela Tunefind (uma empresa da Songtradr, especializada em licenciamento de música baseada em dados), liderando o ranking datado de dezembro de 2025 pelo sexto mês consecutivo.
📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
ROSÉ não conquistou gramofone
ROSÉ, que também é membro do grupo de K-pop BLACKPINK, concorria como solista. Ela foi indicada pela faixa “APT.”, uma colaboração com Bruno Mars, presente em seu álbum solo “Rosie”.
Mesmo participando de três categorias – Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Pop de Duo/Grupo -, não venceu em nenhuma delas. A primeira foi conquistada por Kendrick Lamar e SZA em “luther”.
Entretanto, a cantora se tornou a primeira artista solo de K-pop a se apresentar num Grammy. Ela foi responsável por abrir a cerimônia principal da premiação em uma performance com Bruno Mars.
rosé and bruno mars perform “APT.” at the 2026 Grammy Awards pic.twitter.com/tbNoUqOSoe
— rosé pics (@rosespics) February 2, 2026
+Leia Mais: Rosé e Bruno Mars abrem cerimônia do Grammy 2026 com ‘APT.’
Vale lembrar que “APT.” foi música mais tocada na plataforma Apple Music em 2025. Além disso, a faixa se tornou o primeiro número 1 na parada Pop Airplay da Billboard de um artista de K-pop.
Ela também quebrou um recorde de 12 anos de PSY. “APT.” foi o clipe de K-pop mais rápido a alcançar 900 milhões de visualizações no YouTube.
A cantora do BLACKPINK também se tornou a primeira artista feminina de K-pop a entrar no top 5 da Billboard Hot 100.
TRENDING
- Grammy 2026: veja a lista completa de vencedores 01/02/2026
- Rosé e Bruno Mars abrem cerimônia do Grammy 2026 com ‘APT.’ 01/02/2026
- Lola Young desbanca gigantes do pop e vence primeiro Grammy da carreira 02/02/2026
- Bad Bunny faz história no Grammy e leva Álbum do Ano 02/02/2026
- Tyler, The Creator vence nova categoria do Grammy de Melhor Capa de Álbum 01/02/2026