IZA se junta a Padre Marcelo Rossi e grava canção alvo de disputa judicial
'You Raise Me Up' já foi gravada mais de 100 vezes


A cantora Iza se uniu ao Padre Marcelo Rossi para lançar mais uma versão de “You Raise Me Up”. “Mais uma” porque a canção de Rolf Løvland e Brendan Graham já foi gravada mais de 100 vezes ao redor do mundo.
A gravação dá início à segunda fase do projeto “Amorização” e terá o hino motivacional como carro-chefe.
“Essa música mexe muito comigo, porque todos sabem do dia 14 de julho de 2019, daquele cair e do meu levantar. E a canção diz ‘tu me levantas’, então espero que através dessa música, que Deus possa levantar muitas pessoas que estão na angústia, na ansiedade, no medo, e que possam superar tudo isso pelo poder de Deus.”, disse Marcelo.
Disputa judicial
Curiosamente, “You Raise Me Up” esteve envolvida em uma disputa judicial relacionada à sua melodia. O grupo holandês de jazz-rock “The Secret Garden” alegou que a composição se assemelhava à sua música instrumental “Söknuður”. Embora as partes tenham chegado a um acordo, a controvérsia foi resolvida apenas porque os tribunais entenderam que a similaridade não era total por causa de duas notas.
Em abril de 2018, o compositor islandês Jóhann Helgason alegou que a canção infringia os direitos autorais de sua obra de 1977, “Söknuður”, que significa “Na luz” e foi interpretada por Vilhjálmur Vilhjálmsson. Helgason afirmou que Rolf Løvland teria ouvido a música enquanto morava na Islândia. A Sociedade de Direitos Autorais da Islândia analisou ambas as músicas e encontrou uma semelhança de 97% entre elas, afirmando que as canções são “musicalmente idênticas”, exceto por apenas duas notas. Foi revelado em uma coletiva de imprensa que Josh Groban ouviu “Söknuður” em 2007 e teria reagido de forma “alarmada”. Ele, então, admitiu que as duas músicas eram semelhantes e que não sabia de onde havia vindo a inspiração. Posteriormente, o cantor Edgar Smári chegou a interpretar “Söknuður” em inglês para destacar as semelhanças.
Em abril de 2020, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Central da Califórnia concedeu uma decisão sumária a favor de Løvland e Graham, concluindo que a música “You Raise Me Up” não é substancialmente similar à canção islandesa “Söknuður”, do ponto de vista jurídico. O tribunal também considerou os relatórios do musicólogo especialista contratado por Helgason como não confiáveis, inúteis e inadmissíveis. A corte reconheceu que havia semelhanças entre as músicas, mas aceitou o argumento de que essas partes similares não eram, necessariamente, criações originais de Helgason; o material semelhante já estava presente em canções de domínio público como “Londonderry Air” (melodia de “Danny Boy”) e outras músicas antigas – incluindo “When a Child Is Born”, de Johnny Mathis, que ironicamente foi lançada antes de “Söknuður” e também utilizava melodias e tons semelhantes.