In-Edit Brasil 2024 apresenta 20 documentários musicais inéditos; veja a lista
Evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo e segue para outras cidades
O 16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical apresenta a seleção de 20 títulos inéditos no circuito comercial sobre importantes nomes da música mundial. O evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo e depois segue para outras cidades. No final deste artigo, você encontra a lista completa.
A programação deste ano traz “Carlos”, dirigida por Rudy Valdez, que conta a trajetória de Carlos Santana desde sua infância no México até o estrelato internacional.
A diretora Alison Ellwood retrata a vida vibrante de Cyndi Lauper, desde suas origens até sua luta como ativista em “Let the Canary Sing”.
A amizade e a música de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in, em “Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird”, de Nicolas Jack Davies.
Uma homenagem à lendária Barbara Dane e seu legado musical e militante, em “The 9 Lives of Barbara Dane”, de Maureen Gosling.
O público também poderá assistir ao vencedor do In-Edit Barcelona 2023, o documentário “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin”, de Katia De Vidas que apresenta um retrato íntimo de Peter Doherty e sua jornada na música; “Karen Carpenter: Starving for Perfection”, do diretor Randy Martin, mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter, com anorexia nervosa e bulimia, revelando os desafios pessoais por trás do sucesso dos The Carpenters nos anos 1970.
A jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, resultado da relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard, em “Mutiny in Heaven: The Birthday Party”, dirigido por Ian White e produzido por Wim Wenders.
O legado do lendário produtor J Dilla é celebrado em “The Legacy of J Dilla”, de Esther Dere e Christopher Frierson, oferecendo um emotivo perfil do artista que moldou a cena do hip hop antes de sua morte prematura. “Joan Baez: I Am a Noise”, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez, destacando sua voz no movimento folk, sua relação com Bob Dylan e sua vidas depois dos 80.
Para completar, o In-Edit Brasil ainda apresenta “This is a Film About The Black Keys”, do diretor Jeff Dupre que revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys; “In Restless Dreams: The Music of Paul Simon” do diretor Alex Gibney mergulha na vida e na carreira de Paul Simon durante a gravação de seu novo álbum. A história da banda sul-africana Die Antwoord, uma das formações musicais mais inquietantes dos últimos anos, está em “Zef – The Story Of Die Antwoord”, de Jon Day.
A vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones, é desvendada em “The Stones & Brian Jones”, de Nick Broomfield. E uma emocionante peregrinação musical pela música country na Suazilândia (hoje Reino de Eswatini) até o Texas em “Dusty & Stones”, de Jesse Rudoy. A vida de Erroll Garner, um pianista de jazz americano autodidata considerado um gênio por seus colegas, está em “Misty – The Erroll Garner Story”, do diretor franco-suíço Georges Gachot, que já retratou grandes nomes da música brasileira.
Ainda na seleção internacional, o 16º In-Edit Brasil anuncia “Love, Deutschmarks and Death”, que retrata a evolução da música turca na Alemanha, desde os anos 1960 até os dias atuais. “Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth”, narra a jornada da banda Earth, liderada por Dylan Carlson.
O estilo musical japonês Minyo, que está em risco de extinção, considerado por muitos como “música perdida”, é retratado em “Bring Minyo Back!, de Yuji Moriwaki. Por fim, “Andrés Godoy: El Arte de Perder”, de Sebastian Saam, conta a história épica e inspiradora do músico Andrés Godoy, que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única, enquanto “La Singla” revela a vida da lendária dançarina de flamenco Antonia Singla.
O festival nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003 e acontece no Brasil desde 2009, visando fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento central.
Lista completa dos filmes musicais do In-Edit
- “Carlos”, dirigido por Rudy Valdez, conta a trajetória de Carlos Santana
- “Let the Canary Sing”, dirigido por Alison Ellwood, retrata a vida vibrante de Cyndi Lauper
- “Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird”, dirigido por Nicolas Jack Davies, mostra a amizade e música Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in
- “The 9 Lives of Barbara Dane”, de Maureen Gosling, homenagem à lendária Barbara Dane
- “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin”, de Katia De Vidas, que apresenta um retrato íntimo de Peter Doherty
- “Karen Carpenter: Starving for Perfection”, do diretor Randy Martin, vencedor do In-Edit Barcelona 2023, que mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter, com anorexia nervosa e bulimia, revelando os desafios pessoais por trás do sucesso dos The Carpenters nos anos 1970.
- “Mutiny in Heaven: The Birthday Party”, dirigido por Ian White e produzido por Wim Wenders, mostra a jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, resultado da relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard
- “The Legacy of J Dilla”, de Esther Dere e Christopher Frierson, oferece um emotivo perfil do artista que moldou a cena do hip hop antes de sua morte prematura.
- “Joan Baez: I Am a Noise”, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez, destacando sua voz no movimento folk, sua relação com Bob Dylan e sua vidas depois dos 80.
- “This is a Film About The Black Keys”, do diretor Jeff Dupre que revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys
- “In Restless Dreams: The Music of Paul Simon”, do diretor Alex Gibney, mergulha na vida e na carreira de Paul Simon durante a gravação de seu novo álbum.
- “Zef – The Story Of Die Antwoord”, de Jon Day, mostra a história da banda sul-africana Die Antwoord, uma das formações musicais mais inquietantes dos últimos anos
- “The Stones & Brian Jones”, de Nick Broomfield, exibe a vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones
- “Dusty & Stones”, de Jesse Rudoy, conta a emocionante peregrinação musical pela música country na Suazilândia (hoje Reino de Eswatini) até o Texas
- “Misty – The Erroll Garner Story”, do diretor franco-suíço Georges Gachot, destrincha a vida de Erroll Garner, um pianista de jazz americano autodidata considerado um gênio por seus colegas
- “Love, Deutschmarks and Death”, de Cem Kaya, retrata a evolução da música turca na Alemanha, desde os anos 1960 até os dias atuais.
- “Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth”, de Clyde Petersen, narra a jornada da banda Earth, liderada por Dylan Carlson.
- “Bring Minyo Back”, de Yuji Moriwaki, mostra o estilo musical japonês Minyo, que está em risco de extinção, considerado por muitos como “música perdida”
- “Andrés Godoy: El Arte de Perder”, de Sebastian Saam, conta a história épica e inspiradora do músico Andrés Godoy, que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única, enquanto “La Singla” revela a vida da lendária dançarina de flamenco Antonia Singla.