Esta é uma matéria sobre o Black Keys
Documentário 'This Is a Film About The Black Keys' estreou no SXSW
Aconteceu na noite de segunda-feira (11) a estreia mundial do documentário “This Is a Film About The Black Keys” (ou Este É um Filme Sobre o Black Keys). A sessão de cinema, com presença da equipe do filme e dos integrantes da banda, Dan Auerbach e Patrick Carney, aconteceu durante o SXSW (South by Southwest), festival de inovação, tecnologia e cultura que acontece anualmente em Austin, no Texas.
O filme começa mostrando a improvável história de como um garoto nerd –Patrick– acabou se unindo ao menino popular que sonhava em ser jogador de futebol americano –Dan– para formar uma das bandas mais importantes do cenário indie. Com preciosas imagens de arquivo de ambos durante a infância e adolescência, deixa claro o quanto eram diferentes e, ao mesmo tempo, a conexão imediata que criaram quando se uniram em um porão de Akron, em Ohio, para realizar o grande sonho de suas vidas.
Aliás, sonho é um termo que se repete com frequência no longa. Tanto Patrick quanto Dan reforçam ao longo de várias fases da vida o quanto fazer música sempre foi uma realização para ambos. O quanto esse sonho sempre foi prioridade e o quanto de propósito ele sempre carregou.
O foco do diretor Jeff Dupre é a carreira da dupla, sua evolução desde 2001, sem deixar de lado os momentos de dificuldade e falta de perspectiva. E, ao mesmo tempo em que se vê a dedicação artística que levou o The Black Keys ao mainstream musical, mostra os perrengues que Dan e Patrick enfrentaram, as turnês sem dinheiro no início da carreira, os relacionamentos amorosos e suas crises. O fantástico, no entanto, é entender a mecânica entre os dois e a dificuldade que têm de dialogar durante os impasses.
Dan chega a dizer que o fato de serem apenas os dois dificulta as coisas, porque em uma banda maior é possível haver decisões democráticas. Mas, quando se está em apenas duas pessoas e há discussões, uma fica satisfeita e a outra, inevitavelmente, não.
Embora retrate os momentos de dificuldade que o Black Keys enfrentou, “This Is a Film About The Black Keys” tem passagens cômicas, especialmente motivadas pelas tiradas impagáveis de Patrick, que define o início da banda como “um casamento arranjado”.
O filme reforça os laços de amizade e respeito entre seus dois integrantes –inclusive no título, que obviamente faz referência ao disco “Brothers”. Lançado em 2010 após um afastamento dos dois (motivado principalmente por um trabalho solo de Dan), trazia na capa a seguinte inscrição: “Este é um álbum do Black Keys. O nome deste álbum é Brothers”. Selando, definitivamente, a irmandade entre Dand e Patrick, perfeita em tantas falhas e inestimável para a história da música.