HyunA inicia nova fase com EP e diz como lida com dificuldades na carreira
Cantora de 31 anos, uma das mais conhecidas no kpop, conversou com a Billboard


HyunA abriu uma nova fase da carreira com o EP “Attitude”, lançado neste mês. O projeto da cantora sul-coreana de 31 anos trouxe quatro faixas, incluindo a title e parcerias com os rappers GEMINI e CHANGMO.
“Estava com muita vontade de testar novos estilos musicais neste ano. Sou muito agradecida aos meus produtores, [do] GroovyRoom [formado por Park Gyujeong e Lee Hwimin], por serem parceiros incríveis nesta jornada”, diz a cantora para a Billboard Brasil.
“Nos divertimos muito brincando com diferentes vocais para cada música. O objetivo era capturar clima e tema únicos em cada faixa. E eles acertaram em cheio, me ajudando a encontrar a voz certa. Estou emocionada de verdade com o resultado.”
A sul-coreana debutou em 2007 com o grupo 4Minute e também passou pelo Wonder Girls. HyunA é uma das veteranas do kpop.
“Agora, quando vou a shows musicais, é muito legal ver todos os novos talentos surgindo. Também sou muito grata por estar no palco e fazer música ao lado deles. É gratificante saber que meus fãs estiveram aqui por mim o tempo todo”, afirma.
Altos e baixos
A trajetória de 17 anos na indústria do kpop não foi fácil: em agosto de 2018, HyunA foi demitida da Cube Entertainment após assumir namoro com o cantor Dawn, então membro do Pentagon (que também teve o contrato encerrado pela empresa). Os dois, que terminaram o relacionamento em 2022, foram contratados pela P-Nation e seguiram suas carreiras como solistas.
Desde então, HyunA lançou outros projetos como os EPs “Nabillera” (2022) e “I’m Not Cool” (2021). Questionada sobre arrependimentos na carreira, a cantora prefere ter uma visão mais otimista.
“Gosto de viver o momento para não me arrepender de nenhum projeto que fiz. E mesmo que tenha algo de que me arrependa, não posso voltar ao passado. É melhor focar apenas o agora.”
“Pode parecer clichê, mas definitivamente acho que amar verdadeiramente o palco é o mais importante”, explica a cantora. “Uma forte paixão pelo trabalho e o amor pelos seus fãs é o que o faz continuar. Já se passaram 17 anos, mas ainda tenho aulas de canto e de dança e tento me aprimorar. Acredito que esse impulso é muito importante.”
