Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

HYBE lança reality para encontrar a próxima boy band latina

16 participantes vão participar de processo seletivo

Prédio da HYBE em Seul, na Coreia do Sul

Prédio da HYBE em Seul, na Coreia do Sul (Lee Jae-Won/AFLO via Reuters Connect)

Após moldar alguns dos maiores nomes do pop global, a HYBE está de olho na música latina com um novo e ambicioso reality show de sua subsidiária, a HYBE Latin America. A Billboard apurou com exclusividade que a produção do projeto, ainda sem título, começa esta semana na Cidade do México, visando a formação de um novo grupo pop masculino.

A série treinará e desenvolverá 16 participantes de países como México, Brasil, Estados Unidos, Peru e Espanha, reduzindo a lista para cinco finalistas até o final da temporada, no terceiro trimestre.

O formato e a execução da série diferem de outros reality shows de talentos em vários aspectos importantes.

Antes de mais nada, é o primeiro empreendimento de desenvolvimento artístico da HYBE dessa magnitude, focado inteiramente em talentos latinos, combinando a disciplina de desenvolvimento que a empresa aplicou ao K-pop com a sensibilidade cultural e artística latino-americana.

Além disso, em vez de ser exibido como um programa de televisão semanal cuidadosamente formatado, o reality show é uma produção multiplataforma que integra narrativas longas, conteúdo performático e narrativas de bastidores distribuídas por plataformas de streaming, redes sociais e música.

O projeto também conta com uma lista de mentores inédita em um reality show latino. Inclui o diretor e coreógrafo Kenny Ortega (“High School Musical”, “Os Descendentes”) como produtor executivo; Charm La’Donna (Super Bowl de 2024 de Kendrick Lamar, Bruno Mars) como coreógrafo principal; e Robert J “RAab” Stevenson (Rihanna) como coach vocal principal.

“Este projeto é muito mais do que música. Trata-se de reimaginar como o talento latino pode ser descoberto, desenvolvido e apresentado ao mundo. Estamos construindo a base para a próxima geração de artistas latinos globais com os mais altos padrões criativos e de produção”, disse J.H. Kah, CEO da HYBE Latin America, que lidera os esforços do projeto, em um comunicado.

Não se engane — esta é uma produção nitidamente latina. O programa está sendo comandado por dois experientes produtores colombianos: o showrunner Jaime Escallón (“X Factor”, “Survivor”) e o designer de produção Lucas Jaramillo. Ambos atuam como produtores executivos e cocriadores do formato, com a missão clara de construir um ambiente de produção que reflita autenticamente a cultura latina.

“Este é diferente de outros reality shows de talentos, pois acontece em um espaço projetado para a participação da cidade”, diz Jaramillo, observando que a produção está trabalhando em estreita colaboração com o governo da Cidade do México e os fãs poderão visitar o espaço e participar de apresentações e experiências midiáticas.

“É por isso que desenvolvemos uma programação cultural que é tanto artística quanto midiática, e inclui recursos como podcasts. Este é um programa vivo.”

O projeto é o mais recente empreendimento da HYBE Latin America, lançado em 2023 com a aquisição da Exile Music, a divisão musical do estúdio de língua espanhola Exile Content, liderado por Isaac Lee, que agora é presidente da HYBE Latin America.

A empresa evoluiu rapidamente desde então. Com escritórios na Cidade do México, Miami e Los Angeles, a divisão abriga selos como DOCEMIL Music e Zarpazo Entertainment.

[Esta lista foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]