Hot 100: ‘Maria Mariah’ volta às mais ouvidas do Brasil após ser retirada do ar
Música usa interpolação de sucesso dos anos 1999
A música havia desaparecido do Hot 100 depois de ter sido tirada do ar de plataformas de streaming. Os funkeiros DJ F7, JC no Beat, MC Meno Davi e Silva MC usaram uma interpolação [ou seja, quando um cantor faz uma criação em cima de um trecho já gravado] de uma música de 1999.
Eles usaram, sem solicitar autorização prévia, o sucesso “María María”, de Carlos Santana. O advogado da Tratto Entretenimentos, Carlos Alberto Pessoa Santos Junior, falou sobre o assunto em entrevista à Billboard Brasil.
“Houve um pedido formal para que a música ‘Maria Mariah’ fosse retirada do ar, pelo time da Sony Publishing, editora que representa os compositores da obra original ‘Maria Maria’. Na qualidade de representantes dos compositores, eles têm legitimidade para proceder desta forma. Prontamente iniciamos os trâmites de negociação para que haja a liberação oficial por parte dos compositores e a música possa ser disponibilizada novamente nas plataformas digitais. Evidente que por se tratar de compositores que não estão no Brasil, todo processo acaba tomando mais tempo do que desejado, mas estamos empenhados em regularizar tudo ainda esta semana.”
Até o momento, “Maria Mariah” segue fora das plataformas de streaming. O videoclipe ainda está disponível no YouTube.
Sobre o Billboard Brasil Hot 100
O Billboard Brasil Hot 100 classifica as músicas mais ouvidas no país e se baseia na atividade de streaming dos principais serviços de música no território, conforme compilado pela Luminate. As classificações se baseiam em uma fórmula ponderada que incorpora fluxos oficiais apenas em assinaturas e camadas de serviços de áudio e vídeo com suporte de anúncios. Atualizamos os charts semanalmente, às terças-feiras, e referem-se aos dados da semana anterior.