Pouca grana para o uber e ‘ajuda’ de Ryan SP: como nasceu ‘Maria Mariah’, hit do ano
MC vivia um dia de fossa quando recebeu convite do DJ F7 para gravar o hit
“Maria Mariah”, um dos maiores hits de 2024 até aqui, talvez ainda estivesse escondida não fosse uma “dívida” do MC Meno Dani com JEEH FDC, um convite com Uber pago pelos produtores DJ F7 e JC no Beat e uma “mãozinha” de dois MCs estourados do funk: MC Ryan SP e Kevin O Chris. A canção ocupa a 52ª posição no Billboard Brasil Hot 100.
Meno Dani só virou MC após criar uma “dívida” com DJ JEEH FDC, o “alfa do Mandela”. O produtor, cria da Favela da Caixa, no bairro da Penha, zona leste de São Paulo. foi contratado pela turma de Meno Dani, em 2020, para tocar em uma festa (ou melhor, em uma “resenha”). O problema é que os contratantes não conseguiram pagar o astro porque o público não colou em peso. O que era pra ser uma dívida, virou uma amizade. “Nesse dia, a gente falou ‘então vamos pro baile’. A gente tava com umas minas… Indo pro baile, cantando uns louvores, ele falou pra mim ‘vira MC, v…!'”, contou o MC.
O conselho virou ponte para uma parceria. Depois da “dívida”, MC Meno Dani gravou “Toma Nicole” e, mais proeminentemente, uma dupla de sucessos: “Voltei Pra Cachorrada” e “Beat Da Felicidade”, dois dos maiores sucessos do MC e também do produtor. “‘Voltei pra Cachorrada’ já tinha umas 100 mil visualizações. Mas não tava andando muito. Do nada, veio ‘Beat Da Felicidade’. Essa foi a primeira a estourar no TikTok. Ela que puxou ‘Voltei Pra Cachorrada'”, explica.
Sem dinheiro pro Uber, Kevin O Chris nos fones e MC Ryan SP de padrinho
Com dois hits na mão, Meno Dani queria mais. “Mas nada estava dando certo”, disse o MC ao podcast “Sobre Funk” revelando também uma pressão interior por mais hits. O cantor não sabia, mas “Maria Mariah” já estava sendo produzida e, em pouco tempo, cairia em seu colo.
“O JC no Beat escutou a versão “speed up” da música do Santana [María María, lançada em 1999] e me convidou para montar uma música com esse sample. A gente ficou debatendo que MCs poderiam combinar com o estilo melódico dela. Pensamos no MC Menor MT, por exemplo”, conta o DJ F7, parceiro de JC e desse MC que estava, naquele dia, em uma fossa e, inclusive, sem um dim no bolso para pegar um Uber e ir para o estúdio onde a melodia de uma das músicas mais tocadas de 2023 lhe aguardava.
“Essa música que mudou minha vida surgiu em um dia que eu tava muito triste. O F7 mandou o áudio da música e disse que era minha cara. Eu tava sem dinheiro algum, sem resposta do meu empresário. Os caras pagaram o Uber pra mim e eu fui. Acho que Deus me escolheu”, relembra.
No estúdio, o beat e a interpolação com o sucesso do guitrrista Santana animou o MC que é fã declarado de Kevin O Chris e que, indo pro estúdio, já estava brisando no último hit do MC carioca, “Vuk Vuk (Teto Espelhado)”. Aproveitando as duas melodias, o MC bolou um dos hits do ano. “Eu explico o que é a Maria e o Silva MC complementa aprofundando ainda mais”.
Segundo o F7, o MC escreveu o hit em uma única canetada. “Acho que talvez ele tenha mudado uma palavra, só. Ele amassou”, relembra.
A canção já era sucesso quando, de repente, MC Meno Dani foi acordado com uma notícia: Ryan SP compartilhou a canção nos stories. “Eu não sabia nem o que fazer. Só digitava ‘sou eu, sou eu, sou eu’ para dizer que a música era minha”. Então com 50 mil seguidores acumulados por causa dos hits anteriores, o MC viu seus números estourarem após Ryan atender o telefone e pedir para seus seguidores que fizessem essa “moral” com o estreante na prateleiras dos hitmakers do funk. “Eu atualizava e de 50 mil ia para 100 mil. Depois, foi pra 200 mil, 250 mil”. Hoje, o MC ultrapassa os 500 mil seguidores.