Há 30 anos, Courtney Love lançava álbum uma semana após morte do marido, Kurt Cobain
Hole alcançou charts da Billboard com 'Live Through This'
Nem a morte do marido, Kurt Cobain, impediu que Courtney Love, da banda Hole, lançasse o novo álbum da banda apenas quatro dias após o músico ser encontrado sem vida em casa em Seattle, nos Estados Unidos —ele morrera no dia 5 de abril.
“Live Through This”, de 12 abril de 1994, é o segundo disco da banda. Foi aclamado pela imprensa especializada e, mais tarde, ganhou nota máxima da “Pitchfork”.
“A súbita tragédia ameaçava engolir a música, para não mencionar o gênero e movimento social nos quais estava envolvido. Aqui estava um deus do rock morto, e aqui estava a mulher que sobreviveu a ele. Até o título do álbum aludia à resistência de Love através de um trauma devastador, embora, é claro, ela tivesse escrito o título sobre sobreviver à sua fama, sobreviver à sua associação conturbada com o homem mais amado do rock, sobreviver à sua gravidez da filha deles, sobreviver aos rumores de tabloides que a cercavam, e ainda cercam, como resultado”, escreveu Sasha Geffen.
A imagem da capa do disco traz Love com a maquiagem borrada, usando uma coroa brilhante, dando risada enquanto segura um buquê. Dois anos antes, ela já havia antecipado a mensagem da foto.
“Quando as mulheres ficam com raiva, elas são consideradas estridentes ou histéricas…. Uma maneira de contornar isso, para mim, é descolorir meu cabelo e ter uma boa aparência”, disse ela ao “The New York Times” em 1992. “É ruim que eu tenha que fazer isso para que minha raiva seja aceita. Então faço parte de um processo evolutivo. Eu não sou o fim totalmente evoluído.”
Na publicação, Love é colocada como a pioneira do rock feminino que “não tinha medo de desabafar e destruir guitarras”.
O disco entrou no Billboard 200 e alcançou a 52ª posição. “Doll Parts”, um dos singles do álbum, ficou em 58º lugar no Hot 100.
A vida e a carreira de Courtney seguiu recheada de polêmicas. Dois meses depois, a então baixista do Hole, Kristen Pfaff, foi encontrada morta aos 24 anos, vítima de uma overdose. A banda lançou outros cinco álbuns. O último deles, “Nobody’s Daughter”, em abril de 2010.
Courtney e Kurt tiveram uma filha, Frances Bean, em 1992. A cantora também foi casada com James Moreland e namorou Billy Corgan, dos Smashing Pumpkins.