Guilherme, da Diageo: ‘Estar nos festivais de música ajuda a gerar experimentação’
Executivo explica a conexão de Johnnie Walker com as plataformas musicais
“O consumidor pode esperar ver Johnnie Walker cada vez mais dentro das plataformas de música”, diz Guilherme Martins, vice-presidente de marketing e inovação da Diageo no Brasil, durante o Lollapalooza 2024, que terminou neste final de semana.
Presente no Festival há seis anos, a marca manteve sua participação como patrocinadora master e o acordo de naming rights para o palco Perry’s by Johnnie Walker. “Essa é uma plataforma superimportante para a marca. A proximidade com o consumidor é essencial para mostrarmos a evolução da categoria de uísque, que por muito tempo ficou envelhecida, e gerar uma maior experimentação dos nossos produtos. Rejuvenescer e ressignificar a categoria é importante, e estamos fazendo isso de uma forma muito consistente”, reforça Martins.
Ainda segundo o executivo, essa não é uma estratégia nova. “Johnnie Walker é uma marca que possui mais de 200 anos de mercado e, como líder mundial, temos o papel de estarmos sempre modernizando a categoria, que vem evoluindo muito a forma como o consumidor tem contato com a bebida. O plano de trazer o uísque para o centro da coquetelaria é muito forte em grandes metrópoles pelo mundo afora, agora, vamos acelerar isso no Brasil”.
Na edição anterior do Lollapalooza, a marca apresentou ao público o Johnnie Walker Blonde –o maior lançamento da marca em 30 anos– e, neste ano, voltou a reforçar o produto entre os presentes no festival. “Todo o nosso portfólio é desenhado para ser consumido em várias ocasiões e para ter uma maior flexibilidade com o consumidor. O Blonde foi pensado para fazer drink, por isso, traz um líquido mais suave, mas vale ressaltar que é possível fazer drinks com todos os nossos produtos. O Blonde Citrus, por exemplo, é um coquetel que traz essa suavidade no paladar, nos aproximando mais das mulheres e jovens adultos. Então, é um líquido super versátil e que nos ajuda a trazer um novo consumidor para a marca”, comenta Martins.
As ações de Johnnie Walker para o Lollapalooza 2024 começaram muito antes do festival abrir as portas do Autódromo de Interlagos. No domingo (17), a marca trouxe um show surpresa com a cantora Luísa Sonza, no Parque Burle Marx, em São Paulo. “Trazer personalidades e a influência para ressignificar o que é “Keep Walking” é fundamental. A marca vem falando muito de progresso e de passos que levam além, e nós estamos trazendo isso para dentro do universo da música. A Luísa é um grande exemplo, pois ela é uma personalidade que deu muitos passos que fizeram ela ir além. Poucas marcas têm um mote como o nosso que vai muito além da garrafa, então, temos esse cuidado de olhar para grandes nomes e personalidades da música e da arte que sabem o que significa ‘Keep Walking’ todos os dias”, explica Martins.
Certo de que a música ajuda a aproximar a marca do consumidor e gerar experimentação, Martins finaliza afirmando que o público pode esperar encontrar Johnnie Walker cada vez mais dentro das plataformas de música. “Johnnie Walker é a única marca de bebida alcoólica presente em todos os grandes festivais. Terminamos o Lollapalooza já pensando no que vamos fazer no Rock in Rio, que é outra ocasião muito importante para a marca. Além disso, começamos a pensar em novas plataformas de comunicação para fazer o ‘Keep Walking’ ser cada vez mais forte e do tamanho de Johnnie Walker. Essa é uma marca que gosta de estar em todos os verticais de cultura e isso será cada vez mais forte”.