Gilberto Gil emociona e canta com MC Hariel no 1º show da turnê em SP
O cantor dividiu o palco com o funkeiro e a neta, Flor Gil


Na noite desta sexta-feira (11), o estádio Allianz Parque ficou lotado para prestigiar o primeiro show em São Paulo da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil.
O show já passou por Salvador e Rio de Janeiro e faz uma escala de três dias em São Paulo. Não faltaram surpresas para o público. O lendário cantor e compositor dividiu o palco com o funkeiro MC Hariel e com a neta, Flor Gil.
Flor interpretou a canção “Refazenda”, lançada em 1975, ao lado do avô. Gil apresentou com carinho a sua neta cantora e lembrou que Flor lança seu primeiro álbum, “CINEMA LOVE”, no dia 16 de abril.
Abaixo, veja um trecho da participação de Flor Gil no show de Gilberto Gil
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil – Última Turnê (@giltemporei)

Já MC Hariel cantou “A Dança”, parceria do jovem com Gil, lançada em 2024. A dupla brincou um com o outro e jovem funkeiro reverenciou o veterano.
Abaixo, veja um trecho da participação de MC Hariel no show de Gilberto Gil
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil – Última Turnê (@giltemporei)
As participações nos shows de Gilberto Gil são grandes atrações da turnê, embora não ofusquem a força da obra de Gil. Na abertura da turnê em Salvador, Russo Passapusso e Margareth Menezes foram os convidados. Já no Rio de Janeiro, Caetano Veloso e Anitta.
Além do setlist de canções consagradas que fazem parte da vida dos brasileiros, Gil canta com uma escultura em forma de espiral no palco e telões flexíveis que exibem parte das letras, imagens do show e depoimentos. O show de Gil não deve em nada para os shows internacionais. A plateia vibra com os hits com fogos de artifício, papel picado, purpurina e fogo.
Um dos pontos altos do espetáculo é o depoimento de Chico Buarque antes da canção “Cálice”. Chico declara que ficou impressionada com a “serenidade de Gil naquele período da ditadura e que ele já dizia que o ‘tempo rei’ lhe daria razão.”
Neste momento, o público gritou “sem anistia”, em sua imensa maioria.
Aos 82 anos, Gilberto Gil segue sereno e com a voz inconfundível que acompanha muitas histórias de famílias, casais e amigos presentes no show. A competente família Gil estava presente em boa parte da numerosa banda de 16 membros com direito a naipe de metais, quarteto de cordas, back vocals, teclado, percussão, baixo, guitarra e bateria, além do violão ímpar e consagrado no mundo de Gil.
Canções de protesto político, músicas sobre filosofia e espiritualidade, o manejo com as dores do amor, o reggae que reverencia Bob Marley, o xote e o baião que deixa vivo Luiz Gonzaga. Toda a obra de Gil foi contemplada para a emoção de admiradores que cantaram e dançaram com o mestre.
Veja o setlist do show de Gilberto Gil
- “Palco”
- “Banda Um”
- “Tempo Rei”
- “Eu Só Quero Um Xodó”
- “Eu Vim Da Bahia”
- “Procissão”
- “Domingo No Parque”
- “Cálice”
- “Back In Bahia”
- “Refazenda”
- “Refavela”
- “Não Chore Mais”
- “Extra”
- “Vamos Fugir”
- “A Novidade”
- “Realce”
- “A Gente Precisa Ver O Luar”
- “Punk Da Periferia”
- “Rock Do Segurança”
- “Se Eu Quiser Falar Com Deus”
- “Drão”
- “Estrela”
- “Esotérico”
- “Expresso 2222”
- “Andar Com Fé”
- “Emoriô”
- “Aquele Abraço”
BIS
- “Esperando Na Janela”
- “Toda Menina Baiana”
A turnê segue com o show no sábado (12) e ainda nos dias 25 e 26 deste mês no Allianz Parque. Durante o ano, “Tempo Rei” passa por várias cidades: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e volta para mais datas no Rio de Janeiro.
Leia mais
Como foi a participação de Caetano Veloso no show de Gilberto Gil?