Em novo álbum, FloyyMenor prova que veio para ficar na cena latina
Uma das revelações de 2024, cantor chileno lança disco de estreia


Como um foguete, FloyyMenor invadiu os charts e premiações mundiais. Aos 19 anos, ele se tornou dono de uma das músicas mais tocadas e premiadas da cena latina em 2024: o hit chiclete “Gata Only”. Provando que foguete não dá ré, o chileno lançou seu primeiro álbum, YTSQS — sigla de Ya Tú Sabes Quiénes Somos, que em português significa “Você Já Sabe Quem Somos”.
Nascido na cidade de Vicuña, no Chile, Alan Felipe Galleguillos começou a lançar suas primeiras músicas em 2022, de maneira despretensiosa, e seguiu vivendo sua vida normalmente, como qualquer jovem.
“Eu andava com meu grupo de amigos, jogando na rua, fazendo o tipo de coisa que todo adolescente faz com os seus amigos”, disse em entrevista à Billboard Brasil.
Mas essa realidade mudou em fevereiro de 2024, com o lançamento da música que se tornaria o viral do ano. Ao lado do também chileno Cris MJ, Floyy viu sua vida se transformar num passe de mágica.
“Gata Only”, que posteriormente ganhou um remix com Anitta e Ozuna, se tornou a quarta faixa mais ouvida no mundo em 2024, segundo o Spotify. O jovem também fez história ao se tornar o primeiro chileno a ganhar um Billboard Latin Music Awards, vencendo na categoria canção latina global 200 do ano.
“Foi uma loucura. Foi algo muito radical na minha vida, uma mudança muito rápida, mas também um aprendizado. Estou melhorando a cada dia, vendo como realmente se trabalha com música e me conectando com artistas internacionais”, contou ao ser questionado sobre a rápida ascensão.
VEJA TAMBÉM: Como as políticas de Trump podem afetar a música latina
Ao lado de Cris MJ, FloyyMenor foi um dos responsáveis por colocar o reggaeton chileno no mapa novamente, já que as produções do gênero que dominam os charts estão concentradas em artistas colombianos e porto-riquenhos. O cantor acredita que os músicos do Chile estão trazendo um “sazón” diferente para o gênero.
“Acredito que é pelos sons que usamos e pela nossa essência. Porque a gente também faz reggaeton, mas transforma o estilo. Quer dizer, continua sendo reggaeton, só que com uma vibe chilena”, ressalta.

Disco de estreia de FloyyMenor
Sempre que um novo artista desponta, uma das grandes preocupações é o medo de ser apenas mais um “one hit wonder”, além da ansiedade do público e da crítica pela chegada do primeiro álbum. No entanto, Floyy não se sentiu pressionado com isso.
Para sua estreia, ele uniu parte da elite da música latina, como J Balvin, Cris MJ, DJ Luian e Gaby Music. Ao longo de 12 faixas, mostrou seu potencial e sua admiração pela cultura do reggaeton — tanto que a faixa inicial do projeto leva o nome de “Bayamón”, uma importante cidade de Porto Rico, berço do ritmo.
Criterioso e dedicado, ele confessa que vive no estúdio ao menos quatro vezes por semana. Mas sempre com seus produtores de confiança, que, segundo ele, “sempre desbloqueiam algo novo, como novos estilos de um artista.”
Com a chegada de “YTSQS”, o músico pretende sair em turnê. Quem sabe não teremos um show do FloyyMenor em breve no Brasil?