Ela não para: Rosé, do BLACKPINK, agora tem recorde na Austrália
Ela é a primeira estrela a liderar a parada da ARIA como artista solo
Rosé, do BLACKPINK, conquistou pela primeira vez o topo da parada de singles da Austrália, marcando seu nome na história. A cantora, nascida na Nova Zelândia e criada na Austrália, desbancou Sabrina Carpenter na lista da ARIA com “APT”, colaboração com Bruno Mars que estreou diretamente em primeiro lugar.
Com esse feito, Rosé se torna a primeira artista solo feminina do kpop a liderar a parada australiana. Ela é apenas a segunda artista solo sul-coreana a alcançar essa posição desde que “Gangnam Style”, de PSY, dominou o topo por seis semanas em 2012.
Rosé (de nome verdadeiro Roseanne Park) se mudou para a Coreia do Sul aos 15 anos, atraída pelo universo do kpop. Seguindo uma sugestão do pai, ela fez um teste para a YG Entertainment, uma das maiores empresas musicais do país asiático —uma decisão estratégica que mudaria sua vida e a tornaria um ícone na música.
O BLACKPINK, grupo formado por Rosé, Jisoo, Jennie e Lisa, é conhecido por quebrar recordes continuamente. Em 2022, elas alcançaram o maior lançamento de um single de K-pop na história do ARIA Chart com “Pink Venom” em primeiro lugar, superando o segundo lugar do BTS com “Dynamite” em 2020.
Os dois álbuns de estúdio do BLACKPINK, “The Album“, de 2020, e “Born Pink”, de 2022, também conquistaram a segunda posição na parada de álbuns da Austrália. Para promover o mais recente, o grupo realizou uma turnê pela costa leste australiana no último ano.
“APT.”, título que faz referência ao jogo de bebida coreano aparteu (ou “apartamento” em inglês), é o primeiro single do álbum solo de estreia de Rosé, “Rosie“, que será lançado no dia 6 de dezembro. A faixa alcançou o topo das paradas Billboard Global 200 e Billboard Global Excl. US, e chegou ao quarto lugar no ranking de singles do Reino Unido, marcando um novo recorde.
Nos Estados Unidos, “APT.” atingiu o 8º lugar na Billboard Hot 100, uma conquista histórica para uma artista solo feminina do kpop, que coloca Rosé entre as dez melhores posições da lista.