Doechii critica ações de Trump contra imigrantes em discurso no BET Awards 2025
Cantora se posicionou sobre protestos e operações em Los Angeles
Durante o BET Awards 2025, realizado na noite desta segunda-feira (9) em Los Angeles, nos Estados Unidos, Doechii usou seu discurso de agradecimento para se posicionar contra as ações do governo do presidente Donald Trump na cidade.
Ao receber o prêmio de melhor artista feminina de hip-hop, a cantora afirmou estar honrada, mas destacou que “algo muito sério” ocorria do lado de fora do evento.
Doechii criticou a mobilização da Guarda Nacional enviada por ordem de Trump para reprimir protestos em andamento nas ruas de Los Angeles.
Desde o retorno de Donald Trump à presidência, a Califórnia tem registrado diversos protestos contrários a suas políticas migratórias e à repressão militar em manifestações civis.
O governador Gavin Newsom classificou a mobilização federal como “a fantasia delirante de um presidente autoritário” e entrou com ação judicial contra o governo por enviar tropas sem autorização estadual.
“Há ataques implacáveis que estão gerando medo e caos nas nossas comunidades, sob o pretexto de manter a ordem”, disse. “Trump está usando forças militares para conter uma manifestação. Precisamos refletir sobre que tipo de governo é esse que envia o Exército toda vez que exercemos nosso direito democrático de protestar.”
Doechii finalizou o discurso afirmando que vê como dever, enquanto artista, usar sua voz para defender os oprimidos.
“Pelos negros, pelos latinos, pelas pessoas trans, pelo povo de Gaza — todos merecem viver com esperança, e não com medo. Espero que possamos nos manter unidos.”