Dia Nacional do Samba tem Roque Ferreira e Galocantô em São Paulo
'Festival O Samba Continua' é gratuito e começa no dia 30 de novembro
O Dia Nacional do Samba terá Roque Ferreira e Galocantô em evento gratuito no Centro de São Paulo. A partir do dia 30 de novembro, a Casa de Francisca recebe também Raquel Tobias, Bernadete e Samantha Santos na segunda edição do “Festival O Samba Continua”.
Um dos nomes mais celebrados do gênero, o baiano Roque Ferreira não alcançou radiofonicamente o prestígio que construiu a partir de seu violão e suas composições. Ele já foi gravado por Alcione, Beth Carvalho, Neguinho da Beija Flor, Fundo de Quintal, Maria Bethânia e Toninho Geraes, por exemplo. Suas composições mais famosas foram cantadas por Zeca Pagodinho como “Água da Minha Sede”, de 2000, e “Samba Pras Moças”, de 1995.
O grupo carioca Galocantô pede passagem desde a década de 1990 desde que nasceu inspirado pelos sambas de Luiz Carlos da Vila (1949-2008) —dois álbuns do grupo homenageam o compositor: “Galocantô Canta Luiz Carlos. da Vila”, de 2019, e “Luiz Carlos da Vila, 75 anos”, de 2024.
No sábado (30), Raquel Tobias comanda o projeto Mulheres no Sincopado, trazendo ao palco Bernadete e Samantha Santos para um espetáculo com samba de terreiro, enredo e partido alto, destacando a força das mulheres dentro dessa tradição. Em seguida, Roque Ferreira se apresenta com o grupo Samba Pros Orixás e encerra a noite, às 22h. No domingo (1), também a partir das 16h, é a vez do grupo Galocantô assumir o palco do porão.
Em ambos os dias, será necessário retirar ingressos a partir das 16h no porão e 20h no salão.