Descoberta no X-Factor, Jade diz que ‘programas desse tipo não deveriam existir’
Integrante do Little Mix criticou reality show musical em entrevista
A cantora Jade Thirlwall falou sobre sua participação no “The X Factor” como membro do grupo pop Little Mix, vencedor da 8ª temporada do show de talentos em 2011.
Ao lado de Perrie Edwards, Leigh-Anne Pinnock e Jesy Nelson, o quarteto foi o primeiro grupo a vencer a versão britânica do programa.
O Little Mix lançou seis álbuns de estúdio, mais recentemente “Confetti”, de 2020. O grupo entrou em hiato em 2022 e todas as integrantes seguiram carreiras solo nos anos seguintes.
Falando ao “The Independent”, Jade disse que algumas partes do programa eram “bem problemáticas”.
“Acho que tinha que acabar. Programas desse tipo não deveriam existir”, disse a cantora sobre a competição.
“Não colocaríamos alguém com transtornos de saúde mental na TV e riríamos dele enquanto canta terrivelmente. O conceito de uma piada em um show é simplesmente cruel. Mas, ao mesmo tempo, não foi o melhor treinamento para eu entrar na indústria musical?”, questionou.
A versão britânica do programa foi ao ar pela última vez em 2018, embora outras versões da franquia continuem a ser exibidas em outros lugares ao redor do mundo, incluindo Dinamarca, Itália e Indonésia, entre outros.
“Não conheço ninguém que tenha saído daquele show e não tenha tido algum tipo de problema de saúde mental por trás disso, mas também, mesmo agora, pessoalmente, estou em conflito criticando [isso], porque mudou minha vida”, disse ela.
Jade, que fez o teste para o programa três vezes, também falou sobre moradia para as concorrentes femininas colocadas em dormitórios compartilhados.
“Mesmo aos 18 anos, eu sabia que havia pessoas que não estavam mentalmente bem lá, mantendo todo mundo acordado à noite”, disse a cantora.
“Não sei se havia segurança do lado de fora da casa. É assustador pensar nisso agora, mas eu era jovem demais para perceber isso na época.”
“Eu diria que 5% das pessoas que foram lá saíram não ilesas, mas sobreviveram; os outros 95% sofreram em silêncio”, disse ela.
“Como você assina com a gravadora, acha que conseguiu, e então, quando sua música não chega ao Top 10, você é simplesmente descartada? É tão selvagem essa máquina da qual fazemos parte. Mesmo naquela época, sabíamos o quão sortudas éramos todos os dias por ainda termos contrato.”
Na sexta-feira (10), Jade lançará seu último single solo “IT Girl” pela Sony Music.