Deadmau5 critica 3lau por tocar em celebração de Trump
Produtores bateram boca nas redes sociais


Deadmau5 teve algumas palavras contundentes para o produtor eletrônico 3lau, em resposta a postagens deste último nas redes sociais sobre ter tocado em um baile inaugural para o presidente Trump no início desta semana em Washington, D.C.
Na terça (21), 3lau publicou imagens e vídeos do evento acompanhados de uma legenda no Instagram dizendo que “há cinco dias, a equipe [do presidente Trump] entrou em contato porque precisavam de um DJ para a festa pós-inauguração. Tocar no Starlight Ball não estava nos meus planos para 2025, mas, uau, que honra. Eu estava tão nervoso e só pude tocar por 30 minutos, mas caramba. Conquista desbloqueada!”
No X (anteriormente Twitter), o produtor compartilhou as mesmas imagens e vídeos e escreveu: “Ontem foi um grande passo para a criptografia!!! Foi uma honra fazer parte disso tocando no pós-evento do @POTUS ;)”.
Nascido Justin Blau, o produtor lança música eletrônica como 3LAU desde 2013. Ele também é um conhecido defensor da tecnologia e investidor. Em 2021, ele lançou o Royal, uma plataforma baseada em blockchain para investir em direitos musicais.
“O timing foi louco”, continua a legenda de 3lau no Instagram. “Eu sei que tenho estado em silêncio por um bom tempo, principalmente porque 2025 vai ser o maior ano até agora – tanto para minha música quanto para o Royal.”
A seção de comentários do post de 3lau sobre o dia da posse — atualmente o único post em sua grade do Instagram — recebeu uma mistura de feedbacks, com Deadmau5 entre os milhares de comentaristas.
O produtor canadense escreveu incisivamente: “Aqui está a melhor lição: nenhuma única pessoa naquela administração idiota jamais soube quem diabos você era, se importou com você ou deu a mínima para você, e certamente ninguém se lembrará de você. Mas todo mundo neste meio se lembrará de que você apoiou nazistas e criminosos condenados que continuariam a marginalizar as mesmas pessoas que te deram uma plataforma. O pouco respeito que eu tinha por você acabou. Que bom que você ganhou alguns tickets de bebida com isso, aproveite, seu bebê mimado nepo.”
Em resposta, 3lau escreveu na sexta-feira (24 de janeiro) no X que, desde que tocou no baile, “recebi críticas de vários membros proeminentes da comunidade musical. Embora eu esperasse alguma resistência, a intensidade da resposta foi muito maior do que eu imaginava.
“Um fato: sou um americano orgulhoso”, continua a declaração. “As liberdades que temos neste país tornam possível que eu persiga minhas paixões — seja como fundador, CEO ou músico. Meu orgulho não deve ser usado como veículo para a raiva de outras pessoas. Esse é exatamente o tipo de comportamento que nos dividiu. Eu permaneço firme na minha decisão de focar minha música e meu trabalho em coisas que continuam a impulsionar nosso país. Isso pode nem sempre se alinhar com um único partido, mas o progresso vem de trabalhar juntos, não contra os outros.”