A segunda-feira (3) de Carnaval reforçou mais uma vez o Camarote Expresso 2222 como um dos grandes pontos de encontro da cena cultural brasileira. A noite contou com a presença da Ministra da Cultura e também cantora Margareth Menezes, que, após sua apresentação no Trio da Cultura, prestigiou a festa no Expresso.
Além dela, outras personalidades celebraram por lá, como o ator Lázaro Ramos e sua esposa, a atriz Taís Araújo, que falou à Billboard Brasil sobre sua experiência no local:
“O diferencial daqui é que a gente encontra os amigos todos, e isso é muito bom porque nos divertimos. Venho todo ano para cá, tem uma galera que também vem sempre, então eu acho que é um grande encontro.”
Apaixonada pelo Carnaval de Salvador e pela música baiana, Taís destacou ainda a importância cultural do Axé e dos blocos afros:
“A música representa resistência, representa muito a cultura preta. Os blocos afro são um patrimônio e acho que é uma cultura que a gente tem que estimular sempre para que não só continue existindo, mas cresça ainda mais.”

Arte, representatividade e novas turnês
A comunicadora e influenciadora Tia Má também aproveitou o camarote e sua conexão com a folia baiana:
“O Expresso está no lugar onde começa o Carnaval, no Circuito Dodô, e é um espaço histórico. Muitos artistas passam por aqui, então é sempre especial viver essa experiência.”
Outro destaque, a cantora Majur revelou detalhes exclusivos sobre sua nova turnê e seu próximo álbum: “Serão 15 shows, em 12 países. Eu ainda nem acredito! E estou indo da Bahia para levar essa ancestralidade para o mundo. Quero que conheçam nossa cultura, nossa história.”
Majur compartilhou sua emoção do lançamento de um álbum majoritariamente em yorùbá, destacando sua essência cultural: “Meu próximo álbum é totalmente cultural, uma celebração da diáspora africana. Algumas pessoas podem associar apenas ao Candomblé, mas o que trago é cultura negra, afro e pop. Aguardem, porque vai ser incrível!”
A cantora e ex-BBB Juliette foi mais uma que abrilhantou o time de celebridades e fez questão de homenagear a música baiana, destacando seu mais recente lançamento, “Me Pega”, parceria com Psirico e ÀTTØØXXÁ:
“A música baiana está presente na nossa brasilidade. É impossível não ser influenciado pelo Axé, pelo povo baiano e por essa energia. Quando eu estava fazendo meu disco, queria uma farra boa, e não podia faltar a música baiana. Chamei o Psirico e ÀTTØØXXÁ para essa mistura, e foi perfeito!”
O palco do Expresso: emoção e homenagens ao Axé
A noite foi marcada por apresentações memoráveis, com shows de Lucas Félix, Pedro Pondé e Hiran ao lado da banda residente Sambaiana.
Pedro Pondé falou sobre a honra de cantar no Expresso 2222: “Estar com a Sambaiana, que para mim é uma banda olímpica, é um privilégio. Aqui tem a energia do nosso mestre, Gilberto Gil, o maior artista do Brasil.”
O cantor também destacou a força do Axé e a importância de valorizar suas raízes:
“Nós, baianos, respiramos o Axé. Antes do ‘music’, vem o Axé. Precisamos reconhecer de onde veio essa riqueza e dar o devido valor à música de terreiro e à cultura afro-brasileira.”
Veterano no palco do Expresso, Hiran reforçou a emoção de estar presente mais um ano no Carnaval de Salvador:
“Estar aqui é viver a cultura de Salvador na sua forma mais autêntica. Dividir o palco com artistas incríveis, como a Sambaiana, é sempre uma honra.”
O cantor também prestou uma homenagem a sua maior referência artística: “Carlinhos Brown é minha maior influência. O show que estou rodando neste verão é todo dedicado a ele. Sempre me inspirou, e essa homenagem é uma forma de agradecer por tudo que ele representa para a música brasileira.”
Com grandes encontros e performances inesquecíveis, o Expresso 2222 segue como um dos espaços mais vibrantes do Carnaval de Salvador, celebrando a diversidade, a resistência e a riqueza da música baiana.