Criolo detalha turnê de 50 anos: ‘Celebração a todos que me estenderam a mão’
Rapper se apresentou no Parque Ibirapuera no último sábado (28)

Criolo durante show no Festival Turá 2025 (Patrícia Devoraes/Brazil News)
Criolo se apresentou no último sábado (28) no Festival Turá, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, ao lado de gigantes da música brasileira, como Leci Brandão e Pretinho da Serrinha.
Com um show cheio de sorrisos, simpatia e muito samba, Criolo está prestes a completar 50 anos com 37 anos na música, sobretudo no rap. O músico deixa claro que a celebração não é somente sua.
“É difícil a gente ter tempo pra celebrar a gente, e esse ‘a gente’ é muita gente. Muitas pessoas me estenderam a mão e me ajudaram a chegar até aqui. Essa turnê é um agradecimento também a todas essas pessoas,” declarou em entrevista à Billboard durante o Turá.
Criolo deve se apresentar por mais de 10 cidades brasileiras. Com ingressos já disponíveis, a turnê será uma performance com todos os seus álbuns, como “Nó na Orelha” (2011) e “Convoque seu Buda” (2014) e claro, com muito samba do disco “Espiral de Ilusão” (2017).
+Leia mais: Festival Turá emociona com nostalgia de Leci Brandão, Seu Jorge, Lenine e SPC
Embora em parte da sua carreira, Criolo tenha sido conhecido pelo rap, o músico não deixa de lado seu jeito sambista e se prepara também para novos lançamentos e novos arranjos.
“Estou preparando também um disco de samba com o querido Dino D’Santiago, uma das vozes mais incríveis do planeta. Um artista extremamente sensível e necessário. Tem também a participação de Amaro Freitas, outro artista queridíssimo e talentosíssimo (…) Tenho uma gratidão enorme por poder aprender com eles.”
Além do novo disco, Dino D’Santiago e Amaro Freitas dividem com Criolo uma indicação ao Grammy Latino com a faixa “Esperança” na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.
Criolo também prepara um livro em coautoria com Maria Vilani, sua mãe e também escritora, filósofa, poeta e ativista cultural. Cearense radicada no Grajaú, zona sul de São Paulo, ela fundou o Centro de Arte e Promoção Social (CAPSArtes), onde promove encontros literários, oficinas e debates com a comunidade.
“No Criolo 50 tem um pouco de tudo. Tem livro, tem disco, tem afrobeat, tem rap, tem poesia, tem samba, tem balada, tem reggae. Tudo para criar uma conexão com o público e entregar o melhor,” finaliza.
Veja as datas da turnê de Criolo
- 20/7: Festival Pedro II (Teresina/PI)
- 1/8: Recife/PE
- 2/8: Fortaleza/CE
- 29/8: Brasília/DF
- 12/9: Rio de Janeiro/RJ
- 13/9: The Town (São Paulo/SP)
- 14/9: Uberlândia/MG
- 11/10: Belo Horizonte/MG
- 17/10: Porto Alegre/RS
- 18/10: Florianópolis/SC
- 19/10: Curitiba/PR
- 1/11: Salvador/BA
- 2 e 9/11: Rock The Mountain (Petrópolis/RJ)
TRENDING
- Danielle faz primeiro pronunciamento público após sair do NewJeans 12/01/2026
- ‘Guerreiras do K-pop’ e ‘Pecadores’ vencem categorias musicais do Globo de Ouro de 2026 12/01/2026
- Globo de Ouro 2026: veja lista de vencedores 11/01/2026
- Henrique e Juliano detalham abertura de vendas para a turnê ‘Manifesto Musical’ 11/01/2026
- Louis Tomlinson revela como foi ver o BTS ‘tomar’ os recordes do One Direction: ‘Uma pena’ 12/01/2026