Conheça o deaf hop, subgênero do hip hop feito por surdos
'Oko Lela Epa Ya Nani', de MC Baba, é uma das músicas de 2024
A República Democrática do Congo, ou mais simplesmente o Congo, já revelou ao mainstream do rap artista como Baloji e Fally Ipupa. Mas, em 2024, quem chamou atenção foi o MC Baba. Também rapper, ele é deficiente auditivo.
Baba começou sua carreira em 2021, mas seu sucesso internacional veio com a canção “Oko Lela Epa Ya Nani” (“Para Quem Você Vai Chorar”). Em colaboração com Paterne Maestro, a faixa destaca-se por não usar palavras, mas sim sons —uma forma de comunicação que uma pessoa surda e com dificuldade de fala pode usar.
O MC segue um gênero que foi descrito como deaf hop. O subgênero também é marcado por músicas que são feitas por linguagens de sinais. Nomes como o finlandês Singmark e o brasileiro Cardoso Rap são alguns dos representantes.
Uma das referências do subgênero é o norte-americano Warren “Wawa” Snipe. Dez anos depois de ter criado o subgênero, ele lançou “Deaf: SO WHAT” (“Surdo: E DAÍ”, em tradução livre), e participou duas vezes do principal evento esportivo dos Estados Unidos, o Super Bowl, levando seu trabalho com pessoas surdas ao público geral.