Bernardo Ramos leva ‘estranheza’ de LP para masterclass em Nova Iorque
Músico lançou segundo álbum 'Poemas para Trio' em 2024


O músico e compositor indicado ao Grammy Bernardo Ramos vai levar seu disco “Poemas para Trio” para uma masterclass na prestigiada Manhattan School of Music, em Nova Iorque. Ele será acompanhado da dupla que, com ele, forma o trio que mescla “estranheza” e “êxtase”. O evento acontece no dia 13 de fevereiro.
Bernardo se apresenta acompanhado de Vitor Gonçalves (piano/acordeom) e Rogério Boccato (percussão) para discutir composição, perfomance e tocar música brasileira, jazz e música de concerto contemporânea.
À Billboard Brasil, Bernardo disse que o principal objetivo da masterclass é uma aula sobre música “receptiva às incertezas”. “Vamos tocar o repertório do disco e conversar com o público a partir das questões que emergirão ali no momento. Meu desejo é mostrar que no Brasil se faz música de forma aberta, especulativa, receptiva às incertezas, vulnerabilidades, espaços. O ‘ocidente’ costumeiramente produz ‘caixinhas’ para todos, e, para os músicos brasileiros, há uma muito bem definida: bossa nova, brazilian jazz, choro, etc. Recusar esse lugar é a primeira coisa. Isso não quer dizer recusar nossa força rítmica, ao contrário, é mostrar que se pode trabalhar com todos esses materiais de maneiras muito singulares e inesperadas. Queremos levar ao palco o mistério, e vamos destrinchá-lo junto à audiência”, explica.
Lançado em 2024 (e em LP), “Poemas Para Trio” contou produção musical de Sylvio Fraga e Marcelo Galter, é composto por seis faixas autorais de Bernardo somadas às canções como “É Doce Morrer no Mar”, de Dorival Caymmi, e “San Vicente”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Bernardo foi indicado à premiação da indústria musical como co-produtor do disco “Sofia Gubaidúlina, Hermeto Pascoal e Ígor Stravinsky”, de Erika Ribeiro, e ao prêmio Shell de Melhor Música com uma composição em parceria com Naná Vasconcelos. Foi ainda o vencedor da edição de 2009 do Festival Instrumental de Guarulhos e dirigiu o concerto em homenagem aos 70 anos de Dori Caymmi no Festival Villa-Lobos.