Como o rádio ajudou Charli XCX a chegar forte em ‘Brat’
Diretor de rádio britânica analisou sucesso da cantora e força no rádio
O diretor administrativo e presidente de promoções da rádio britânica Atlantic, Damian Christian, falou sobre o papel fundamental do rádio na carreira de Charli XCX. Segundo ele, “Brat” é um fenômeno que teve força a partir do apoio das rádios à Charli desde 2012.
“Ela teve quase 30 playlists na rádio”, disse ele. “Ela foi tocada em todas as principais emissoras, e elas a acompanharam. A própria Charli disse que, sem a veiculação, talvez ela não tivesse chegado tão longe [na carreira] para fazer Brat. Então, acho que isso foi um grande fator, eles continuaram tocando muito antes de Brat acontecer.”
“No ano passado, senti como se ela fosse a maior estrela do mundo por um minuto. Parece que ela pode fazer quase tudo no momento. Então, você tem que aproveitar isso.”
A onda ‘brat’
“Eu queria algo ofensivo, um tom de verde fora de moda para despertar a ideia de que algo estava errado”, disse Charlie XCX em entrevista à “Vogue” Singapura.
Lançado em 2024, “Brat” recebeu elogios quase unânimes, principalmente por causa da vulnerabilidade das letras. O álbum estreou em segundo lugar na parada de álbuns oficiais do Reino Unido e alcançou o top dez em doze países adicionais, incluindo os Estados Unidos. Em junho de 2024, se consolidou como o álbum mais bem avaliado de 2024 no Metacritic e o 16º álbum mais bem avaliado de todos os tempos.
“Eu queria que a gente questionasse nossas expectativas em relação a cultura pop. Por que algumas coisas são consideradas boas e aceitáveis, e outras são ruins? Eu estou interessada nas narrativas por trás, e eu quero provocar as pessoas. Não faço as coisas para ser legal”.