Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Como funciona portal de fãs de Taylor Swift que furou a bolha com mutirões

Update Swift Brasil organizou vaquinha e distribuição de água após morte de Ana

Captura de Tela 2023 11 19 as 16.40.37

Perfil do Update Swift Brasil no X, o antigo Twitter (Reprodução/X)

Taylor Swift fez o primeiro show da “The Eras Tour” na última sexta-feira (17), no Rio, sob extremo calor. Centenas de fãs da cantora passaram mal no Engenhão e a cantora até tentou ajudá-los distribuindo garrafas de água, mas não foi o suficiente. A sensação térmica chegou a 60ºC.

É clichê, mas a união faz, de verdade, a força. Nas redes sociais, os fãs de Taylor se mobilizaram para cobrar a T4F, produtora responsável pela turnê no país, por novas medidas de segurança e distribuição gratuita de água nos shows –especialmente depois da morte de Ana Clara Benevides, jovem de 23 anos que passou mal e desmaiou durante a apresentação de Taylor na sexta-feira (17). Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O portal Update Swift Brasil, seguido por mais de 209 mil pessoas na rede social anteriormente conhecida como Twitter até o fechamento deste texto, foi responsável por potencializar as cobranças, além de levar informações sobre as filas e shows em tempo real para os fãs.

“Vimos a nossa influência como oportunidade para dar voz e visibilidade a questões que não seriam levantadas facilmente”, diz Maria Fernanda Vieira, de 18 anos, uma das responsáveis pela produção de conteúdo do perfil na rede social, para a Billboard Brasil.

“Além de ser uma página que informa atualizações sobre a Taylor, é um meio para dar voz aos fãs. Seria egoísmo da nossa parte não ajudar”, avalia. Além de mobilizar os fãs para conseguir a tão sonhada projeção de boas-vindas à cantora no Cristo Redentor, o perfil ajudou a organizar a arrecadação de dinheiro para que a família de Ana Clara pudesse transportar o corpo da jovem até Campo Grande (MS) e ainda cobrou posicionamento da T4F.

Vale lembrar que, até agora, a equipe de Taylor Swift e a própria cantora não entraram em contato com a família da jovem.

maria fernanda
Maria Fernanda Vieira, uma das administradoras do Update Swift Brasil (Arquivo pessoal/Reprodução)

O perfil foi criado em 2014 por Sarah Cavalcanti da Silva, de 23 anos, por necessidade de encontrar uma fonte de notícias mais completa sobre Taylor. Quase uma década depois, a equipe conta com 15 pessoas, incluindo Naira Lise Aquino, Carlos Eduardo, Joana Laviola, Gabriel Garret, Thais Subtil, Beatriz Ferreira, Pedro Henrique Dantas, Vitória Maria Martins, Luiza Beatriz Prado e Maria Clara Nogueira Zacarin (com idades entre 18 e 27 anos).

“Somos muito unidos. Tenho o título de dona, mas não me sinto sozinha em nada e sei que posso contar com todo mundo! Qualquer coisa que seja em nome do USBR é meio que ‘responsabilidade’ de todos, inclusive as conquistas!”, explica Sarah.

“Se se algo sai errado, mesmo que seja culpa minha ou só de uma pessoa, a equipe toda sente! Claro que às vezes dou umas broncas para manter a ordem [risos]”.

A paixão pela cantora, claro, é outro ponto em comum entre todos os administradores. “Nos sentimos muito acolhidos pelas músicas e composições da Taylor, isso nos incentiva muito a dedicar uma parte da nossa rotina para ela”, explica João Lucas Santos, de 18.

swift 3
Sarah Cavalcanti da Silva criou portal em 2014 (Arquivo pessoal/Reuters)

Questionados sobre os maiores desafios em administrar um portal com milhares de seguidores, a responsabilidade pelos conteúdos divulgados é o ponto principal nas respostas.

“Somos fãs e assim como todos estamos suscetíveis a erros, e acabamos nos cobrando muito para nada acontecer errado! Se deixamos passar algo, a cobrança acaba caindo no nosso colo! Isso algumas vezes causa estresse, mas nada que supere a gratificação de ver nosso esforço e trabalho sendo reconhecido!”, diz Sarah.

“Precisamos ter muito cuidado com o que é dito”, completa Maria Fernanda.

“É aquela sensação de estar fazendo certo. Não dá para descrever o sentimento que estamos sentindo com as mensagens que estamos recebendo. É nosso maior objetivo, compartilhar informações e poder mostrar quem é a Taylor de verdade”.

Captura de Tela 2023 11 19 as 16.40.37
Perfil do Update Swift Brasil no X, o antigo Twitter (Reprodução/X)