Como festival criado por Dua Lipa ajuda imagem internacional do Kosovo
Sunny Hill levou artistas ao país, independente desde 2008, pela primeira vez
Dua Lipa é uma cantora conhecida internacionalmente e dona de hits como “New Rules”, “Don’t Start Now” e “Dance The Night”. Além disso, ela e a família atuam ativamente para mudar a imagem de Kosovo. Dez anos depois da independência do país, em 2008, eles lançaram o festival Sunny Hill em Pristina, cidade onde Dua Lipa cresceu.
“Quero mudar a imagem do que as pessoas pensam sobre o Kosovo e sobre o fato de estar devastado pela guerra”, explicou Dua no início deste ano. “Quando eu morava no Kosovo, nenhum dos artistas que eu queria ver apareceu.”
Dua nasceu no Reino Unido, mas mudou para Pristina ainda criança. Kosovo declarou a independência em 2008, após uma longa guerra com a Sérvia.
Foi difícil convencer outros artistas a se apresentarem na primeira edição do festival. Mas no ano seguinte, Miley Cyrus e Calvin Harris se apresentaram pela primeira vez na região.
“Quando converso com os artistas sobre vir, eu digo: ‘Olha, você pode não ter a tequila que deseja no seu carro, mas acredite em mim, você terá o melhor equipamento de som que o dinheiro pode comprar'”, explicou Dukagjin Lipa, pai da cantora, para a “BBC”.
No Sunny Hill de 2024, que aconteceu em julho, teve no line up Bebe Rexha, Burna Boy, Stormzy e DJ Snake.
“Adoro artistas que passam mais um ou dois dias em Pristina e têm a oportunidade de conhecer artistas locais e partilhar ideias”, disse o pai da cantora.