Você está lendo
Como Bruno Mars desenvolveu a mistura perfeita para virar um astro

OFERECIDO POR

Como Bruno Mars desenvolveu a mistura perfeita para virar um astro

O cantor Bruno Mars
O cantor Bruno Mars

Um dos personagens mais populares do humorista Jô Soares (1938-2022) era o de um cientista que misturava os genes de vários animais, criando outro ser. Rato com aranha, cachorro com jacaré, leão com hipopótamo e por aí vai.

Se transportarmos essa teoria para o universo pop, podemos acreditar que Bruno Mars é a criação mais perfeita daquele especialista do Jô. Querem apostar? A marra, por exemplo, foi assimilada de Elvis Presley (1935-1977), a quem cansou de imitar na infância; a sensualidade, do cantor Little Richard (1932-2020), pioneiro do rock’n’roll, e de Prince (1958-2016), um autêntico gênio da música negra; os passos de dança, claro, vieram de James Brown (1933-2006), o criador do funk, e a voz é calcada na de Michael Jackson (1958-2009), um dos maiores performers do século 20.

VEJA TAMBÉM
Bruno Mars celebra aniversário no Brasil

Bruno, contudo, possui ainda outra habilidade, por meio da qual demonstra ser um cruzamento de genes perfeito: a de criador de canções. Embora tenha sido eternizado como performer, foi sua habilidade em compor em diferentes estilos que o credenciaram ao estrelato.

Os pais do cantor e compositor, batizado de Peter Hernandez, pertenciam ao universo musical. O pai trabalhou como percussionista de música latina, e a mãe era cantora e dançarina de hula. A primeira grande investida artística de Bruno –descontando as imitações de Elvis e Michael que fez na infância e adolescência– foi como compositor da Motown, maior gravadora de música negra em todos os tempos.

Foi na companhia que ele conheceu Philip Lawrence e Art Levine, com quem criou um time de autores e produtores chamado The Smeezingtons. Dali, produziram singles da cantora Brandy e criaram hits para Cee-Lo-Green e para o rapper Flo Rida. De 2009 a 2015, eles bateram a marca de 16 discos de ouro e de platina. O sucesso rendeu um contrato de Bruno Mars com a gravadora Elektra como artista solo. O trio se dissolveu em 2017, embora Lawrence ainda trabalhe ao lado de Mars.

Um bom compositor nem sempre é um grande performer. No universo pop, há casos de artistas que não repetem em disco e shows o sucesso de suas composições. Mas vamos nos ater aos bem-sucedidos. Bruno, sem dúvida, é um exemplo de vitória do showbiz, ao lado de Charli XCX (que escreveu para Selena Gomez e Iggy Azalea), Lady Gaga (coautora de “Quicksand”, interpretada por Britney Spears) ou o brasileiro Tierry, que foi gravado por Ivete Sangalo e Marília Mendonça até tomar coragem para pisar no palco.

Atualmente, Bruno Mars prefere focar sua carreira a criar temas para outros artistas. Mas suas colaborações para o universo pop são marcantes

 

SABIA QUE ESSA CANÇÃO É DE BRUNO MARS?

 

Menudo – “Lost”

Canção de 2008, escrita por Bruno Mars e Cory Rooney. Muito calcada no que o cantor faz hoje, uma mistura de pop com batidas de hip hop.

Adam Lambert – “Never Close Your Eyes”

Um eletropop criado pelos Smeezingtons, ao lado dos compositores e produtores Lukasz Gottwald e Henry Walker. Pegou sexto lugar na parada dance dos EUA.

Cee-Lo-Green – “Fuck You”

Lançada também como “Forget You”, é um dos principais hits dos Smeezingtons. Segundo lugar na parada americana de 2010 e um dos singles mais vendidos do ano.

Adele“All I Ask”

Bruno tinha aposentado sua faceta de compositor de aluguel, mas se rendeu ao pedido da cantora inglesa. A música, uma parceria dos dois, além de Philip Lawrence e Christopher Brody Brown, ocasionalmente é tocada ao vivo.

A cantora Adele, durante concerto em Las Vegas (Reuters)

Mark Ronson – “Uptown Funk”

É mais do DJ e produtor inglês do que de Bruno Mars e Philip Lawrence, eterno parceiro do cantor. Mas é difícil imaginar outro artista para interpretar esse hit dançante, que nos remete aos melhores momentos de James Brown.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.