Você está lendo
Cofundador do Bonnaroo, Jonathan Mayers morre aos 51 anos

Cofundador do Bonnaroo, Jonathan Mayers morre aos 51 anos

Jonathan Mayers criou a empresa Superfly em 1996

Jonathan Mayers

Jonathan Mayers, cofundador da Superfly Entertainment e também cofundador de festivais de música inovadores como Bonnaroo e Outside Lands, morreu aos 51 anos.

“Esta é uma notícia incrivelmente difícil para muitos de nós”, disse Coran Capshaw, fundador da Red Light Management, à Billboard. “Jon foi a força criativa por trás de muitas das experiências que as pessoas tiveram no Bonnaroo, Outside Lands e em muitos outros eventos ao longo dos anos. Sentiremos muita falta dele.”

VEJA TAMBÉM
Dan Reynolds, do Imagine Dragons

Mayers cresceu a uma hora de Nova York e estudou na Universidade Tulane, em Nova Orleans, onde se formou em 1995.

Seu primeiro contato com a indústria musical foi por meio de seu trabalho com a famosa casa de shows Tipitina’s, em Nova Orleans, e da celebração do Jazz Fest, que dura há muito tempo.

Ele foi cofundador da empresa de promoção Superfly em 1996 com Rick Farman, Richard Goodstone e Kerry Black, e apresentou seu primeiro show durante o Mardi Gras com os Meters, Maceo Parker e a Rebirth Brass Band.

Em 2002, os quatro homens lançaram e esgotaram os ingressos do primeiro Bonnaroo após descobrirem o local perfeito para o festival, a uma hora de Nashville, em Manchester, Tennessee.

Em parceria com o promotor Ashley Capps, da AC Entertainment, o agente Chip Hooper, da Paradigm, e o empresário Coran Capshaw, da Red Light — e garantindo atrações principais como Trey Anastasio, do Phish, e Phil Lesh e Bob Weir, do Grateful Dead —, os homens criaram um festival para 70 mil pessoas que se tornaria o modelo para centenas de outros festivais de música em todo o país.

Em 2005, o Superfly de Mayers lançou o Vegoose em Las Vegas, com programação em diversos locais da cidade. O primeiro festival atraiu aproximadamente 37 mil visitantes, e Mayers e sua equipe o administraram por três temporadas antes de optarem por encerrá-lo.

Mayers também fez parceria com a Another Planet Entertainment na área da Baía de São Francisco em 2008 para lançar o Outside Lands no Golden Gate Park, em São Francisco.

Em 2017, Mayers liderou esforços de parceria com a Viacom e a Comedy Central para produzir um festival de comédia em larga escala, com apresentações em ambientes fechados e ao ar livre, em São Francisco, chamado Clusterfest, que incluiu apresentações de Kevin Hart, Amy Schumer, Jon Stewart e Trevor Noah.

Enquanto trabalhava no Clusterfest, Mayers começou a interagir com os principais detentores de direitos de cinema e TV e criou um novo conceito de experiência que permite aos fãs “entrar” em alguns de seus programas de TV favoritos em cenários de TV recriados.

Mayers e sua equipe licenciaram os direitos de séries como “Seinfeld”, “The Office”, “South Park”, “Arrested Development”, “It’s Always Sunny in Philadelphia” e “The Daily Show” para criar experiências imersivas para os fãs, visitadas por centenas de milhares de fãs.

Para a série “Friends” Mayers liderou esforços para criar experiências pop-up em diversas cidades, incluindo Nova York, Boston e Atlanta.

Apesar do sucesso, o relacionamento de Mayers com seus cofundadores da Superfly começou a se deteriorar durante a pandemia de Covid-19 e, em agosto de 2021, ele foi demitido da empresa.

No início de 2022, Mayers processou a Farman, a Goodstone and Black e as acusou de falsidade ideológica, quebra de contrato e fraude por supostamente terem oferecido um preço baixo para suas ações na Superfly.

A denúncia também citava o Virgo Investment Group, um fundo de private equity da Califórnia; Mayers alegou que seu principal executivo, Jesse Watson, o enganou por meses, prometendo US$ 5 milhões em financiamento antes de demiti-lo no verão passado. Em 20 de janeiro de 2023, um juiz de Nova York indeferiu o processo.

Os ex-sócios de Mayers na Superfly divulgaram um comunicado hoje à Billboard, escrevendo: “Estamos com o coração partido com o falecimento de Jonathan. Ele era uma parte querida da história da Superfly, entrelaçado à sua história e legado. Além do papel que desempenhou em trazer alegria a milhões, sentiremos falta de sua sagacidade afiada, sorriso contagiante e risada contagiante. Ninguém poderia iluminar um ambiente como Jon.”

Após deixar a Superfly, Mayers começou a trabalhar em um novo projeto chamado Core City Detroit, que buscava arrecadar fundos para investir em um “bairro culturalmente rico, ancorado por um campus musical que oferece serviços, infraestrutura e moradia de classe mundial para artistas e indústria locais/nacionais, além de experiências de entretenimento para o público”, de acordo com um relatório de investimentos sobre o projeto. A Fase 1 do projeto Core City Detroit incluiu um restaurante drive-in com a renomada chef Kiki Louya e a reforma de uma antiga fábrica de picles em um complexo de produção musical.

O amigo de longa data de Mayers, Peter Shapiro, fundador da Dayglo Presents e do Brooklyn Bowl, descreveu-o como um gênio criativo que tinha um profundo amor pela música ao vivo e uma visão de como ela evoluiria nas próximas duas décadas.

“Jonathan foi um dos verdadeiros visionários do mundo dos shows modernos e uma das mentes centrais por trás do Bonnaroo”, disse Shapiro à Billboard. “Todos os festivais modernos são, de alguma forma, construídos a partir da visão dele.”

Diretores da Another Planet Entertainment emitiram um comunicado à Billboard após o falecimento de Mayers. “Jonathan era uma luz brilhante, sempre impulsionando ideias novas e criativas no mundo do entretenimento”, disseram. “Ele era um visionário que foi essencial para a fundação e o espírito do Outside Lands. Todos na família Another Planet sentirão muita falta dele.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.